quarta-feira, agosto 29, 2007

[CIÊNCIA] Fotos em alta definição da Lua são publicadas na internet

Fotos em alta definição da Lua tiradas pelas missões Apollo 15, 16 e 17 estão disponível na internet para pesquisadores e o público em geral.

Um novo arquivo digital, criado em colaboração pela Arizona State University e a Nasa, está sendo escaneado com equipamentos de alta resolução.

Veja também:
> Veja as fotos da missão Apollo
> Fotos de planetas e estrelas

De acordo com um comunicado da Arizona State University, as imagens filmadas pelos astronautas do programa Apollo nunca foram vistas em alta resolução pelo público e até mesmo por alguns cientistas que pesquisam a Lua. As novas imagens serão escaneadas dos filmes dos vôos originais da Apollo.

Entre 1968 e 1972, a Nasa enviou nove missões da Apollo para a Lua. Tanto na órbita lunar como na superfície, os astronautas tiraram mais de 36 mil fotografias em vários formatos.

Até agora, esse imenso arquivo estava largamente inexplorado por uma razão muito simples: todas as fotografias da Apollo são em filmes.

As imagens podem ser vistas a partir do site do projeto. (clique aqui). As primeiras imagens foram publicadas em julho de 2007 e o tempo estimado para o processo de escaneamento completo é de três anos.

CLIQUE AQUI PARA VER O SITE DO PROJETO

terça-feira, agosto 28, 2007

[WEB] www.microsoft.com

Em tempos de Web 2.0, com sites cada vez mais modernos, não deixa de ser curioso contemplarmos como era o layout do primeiro site da Microsoft.

A apresentação da página, por si só, já é uma atração à parte: "Bem-vindos ao Microsoft World Wide Web Server".

Isso sem contar os tipos de fontes usadas, todos os links concentrados em um pequeno espaço e o design estático de um objeto no centro do site que mais parece um CD quebrado.

Era a Internet dando seus primeiros passos.


[TECH] 25 anos do Compact Disk... vulgo: CD

Por Fabiana Monte


Este mês, o bom e velho CD fez bem vividos 25 anos, sendo que em todo o mundo, já foram vendidas mais de 200 bilhões de unidades de uma das mais revolucionárias mídias já criadas. Para ser ter uma idéia de seu sucesso, se todos os CDs vendidos fossem empilhados, seria possível dar seis voltas em torno da Terra.

O primeiro Compact Disc do mundo foi produzido em 1982, na Alemanha e é resultado de uma parceria entre Sony e Philips, que fizeram uma força-tarefa de engenheiros para desenvolver a novidade, nos idos de 1979. Ele é o predecessor da família de discos ópticos que existe hoje para uma grande variedade de aplicações. CD-Rom, CD-R e CD-RW, DVD, DVD R, DVD RW e Blu-ray são filhos do CD.

Tudo bem que hoje o CD e seus ?filhos? dividem o estrelato com pendrives e tocadores digitais que facilitam a vida de quem carrega arquivos de um lado para o outro e foge do armazenamento online (o que é um tanto quanto ultrapassado para tempos de Web 2.0). Mas quem conhece a história do CD sabe como ele trouxe inovações e facilitou a transição da vida analógica para a digital.


Foto: Wikipedia

Pesquisadores da Universidade de Louisville, em Kentucky, anunciaram que pessoas de olhos azuis são melhores estrategistas. Segundo Joanna Rowe, coordenadora dos estudos, existiria uma 'ligação ainda não explorada entre a cor dos olhos e o aprendizado'.

De acordo com a pesquisa, os olhos azuis seriam uma característica dos melhores estrategistas, que se destacam em atividades que demandam planejamento, como o golfe. Os olhos castanhos, por sua vez, estariam ligados a um menor tempo de reação, permitindo melhores resultados em esportes como o futebol.

No entanto, Rowe admite que 'não existe ainda uma resposta científica segura'.

Um outro oftalmologista, Tony Fallone, da Universidade de Bedfordshire, na Inglaterra, defende que os resultados da pesquisa devam ser levados a sério como indicadores da personalidade e das habilidades.


» Interessante. Então o Schumacher tem olho preto e o Tiger Woods azul.

[TECH] Taiuaneses criam vidro autolimpante com gerador de energia

Uma equipe de pesquisadores taiuaneses anunciou hoje o desenvolvimento de um vidro para janelas autolimpante, com isolamento térmico e que produz eletricidade.

Chin-huai Young, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia de Taiwan, iniciou a pesquisa em 2003. Ele afirmou ao jornal "Diário Econômico de Taiwan" que o projeto busca proteger o ambiente.

O vidro tem três camadas: um nanômetro de dióxido de titânio que funciona como um limpador ao produzir oxigênio e íon OH que retira substâncias orgânicas, uma camada de silício que gera eletricidade e uma camada isolante.

Um metro quadrado deste tipo de vidro produz 6,8 quilowatts-hora a um custo de US$ 0,30 ao mês, diz Young.

A camada isolante bloqueia 90% do calor e das radiações, deixando passar apenas 7% da luz visível, enquanto outros vidros isolantes "bloqueiam 63% da luz e dos raios ultravioleta, mas permitem a passagem de raios infravermelhos, levando ao aquecimento", explicou Young.

Um modelo de casa com esse tipo de vidro manteve uma temperatura média de 25ºC em experimentos realizados por Young em Taiwan, quando a temperatura exterior era de 34ºC.

O projeto de US$ 1,5 bilhão foi financiado pelo Ministério da Educação.



» Só falta falar. Oi vidro tudo bem?

[CIÊNCIA] Russos tentam trazer carga de satélite à Terra com cabo superfino

Um grupo de cientistas tentará trazer à Terra uma pequena carga de um satélite em órbita com ajuda de um cabo ultraleve e superfino de 30 quilômetros de comprimento, anunciou hoje Aleksandr Kirilin, diretor-geral da companhia russa Progress, que constrói aparelhos espaciais.

O curioso experimento, denominado Tros VS-2, faz parte do programa que deve ser cumprido pelo satélite russo Foton-M3, a ser lançado no dia 14 de setembro da base de Baikonur (Cazaquistão).

"Este é um dos primeiros passos para a criação de um novo sistema para trazer da órbita contêineres com pequenas cargas", afirmou Kirilin à agência de notícias russas Interfax.

Ele explicou que a idéia, desenvolvida por um grupo de estudantes europeus, consiste em descer uma cápsula com carga com a ajuda de um cabo fixado no Foton-M3, do qual se desprenderá assim que tiver se desenrolado totalmente.

"As camadas densas da atmosfera frearão a cápsula", acrescentou Kirilin, que antecipou que nos futuros experimentos o comprimento do cabo será aumentado, a 40 quilômetros.

De acordo com a imprensa russa, o cabo, que na prática é um fio, está confeccionado com um polietileno especial.

Segundo o diretor-geral da Progress, durante o primeiro teste serão analisados o comportamento da cápsula e do cabo e sua influência no satélite Foton-M3.


» Se o experimento der certo já vai ter gente na fila querendo fazer o caminho inverso para mandar a sogra pro espaço, com todo o carinho ehehe. Sem ofensas dna Roseli =)

[CIÊNCIA] Estados Unidos testarão vacina que simula infecção por HIV

Pesquisadores americanos anunciaram domingo, em um seminário para a comunidade científica no Rio, ter chegado a um estágio inédito nas pesquisas com vacinas para conter ou barrar o vírus HIV.

Segundo o pesquisador da USP Edécio Cunha-Neto, organizador do evento, é a primeira vez no mundo que elas serão testadas em grupos de mais de 3 mil pessoas. Os resultados dessa nova fase de pesquisa estão previstos para serem divulgados no fim de 2009.

Como ainda não há hoje perspectivas de criar uma vacina preventiva --ou seja, que impeça a infecção--, a aposta dos cientistas é a vacina terapêutica, que melhore a capacidade do sistema imunológico de resistir ao HIV após o contágio.

Os testes serão feitos pelo laboratório Merck e pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Ambos publicaram, na semana passada, resultados positivos de testes que vinham fazendo com grupos de até 60 pessoas.

Se funcionarem, a substância permitirá que os vacinados, se contaminados com o vírus, ganhem uma sobrevida maior da que teriam sem a vacina e fiquem menos dependentes de anti-retrovirais.

As pesquisas feitas até agora mostraram que as vacinas melhoraram a capacidade do organismo de combater um tipo de vírus criado pelos cientistas e que contém fragmentos de DNA do HIV, numa espécie de vírus da Aids simulado.

O teste foi feito com 918 pessoas saudáveis (dividas em grupos de até 60 pessoas) e com baixo risco de contaminação. Por seis semanas, os voluntários receberam injeções de vetores de DNA com fragmentos de HIV e adenovírus --agente que transmite resfriados.

Esse vírus foi inserido na solução da vacina porque, segundo Cunha-Neto, ele é capaz de gerar reações imunes mais fortes no organismo. O resultado revelou que a vacina foi bem tolerada em 70% dos voluntários.

A Merck já está colocando em prática a próxima etapa, a chamada fase 2B, em que o mesmo tipo de vacina é testado em grupos com mais de 3 mil pessoas. Segundo Cunha-Neto, o que se espera dessas vacinas é que, após injeção no músculo de DNA que codifica proteínas de HIV, essa solução se transforme em RNA (ácido ribonucléico) dentro das células humanas e, em seguida, em proteínas que farão o sistema imune desencadear a proliferação de linfócitos específicos para combater os fragmentos do vírus da Aids.

» Depois de ler uma matéria desta ainda não consigo entender o por que de ainda não terem uma cura.

 
Visitante(s) Online no BLOG.