terça-feira, agosto 28, 2007

[CIÊNCIA] Russos tentam trazer carga de satélite à Terra com cabo superfino

Um grupo de cientistas tentará trazer à Terra uma pequena carga de um satélite em órbita com ajuda de um cabo ultraleve e superfino de 30 quilômetros de comprimento, anunciou hoje Aleksandr Kirilin, diretor-geral da companhia russa Progress, que constrói aparelhos espaciais.

O curioso experimento, denominado Tros VS-2, faz parte do programa que deve ser cumprido pelo satélite russo Foton-M3, a ser lançado no dia 14 de setembro da base de Baikonur (Cazaquistão).

"Este é um dos primeiros passos para a criação de um novo sistema para trazer da órbita contêineres com pequenas cargas", afirmou Kirilin à agência de notícias russas Interfax.

Ele explicou que a idéia, desenvolvida por um grupo de estudantes europeus, consiste em descer uma cápsula com carga com a ajuda de um cabo fixado no Foton-M3, do qual se desprenderá assim que tiver se desenrolado totalmente.

"As camadas densas da atmosfera frearão a cápsula", acrescentou Kirilin, que antecipou que nos futuros experimentos o comprimento do cabo será aumentado, a 40 quilômetros.

De acordo com a imprensa russa, o cabo, que na prática é um fio, está confeccionado com um polietileno especial.

Segundo o diretor-geral da Progress, durante o primeiro teste serão analisados o comportamento da cápsula e do cabo e sua influência no satélite Foton-M3.


» Se o experimento der certo já vai ter gente na fila querendo fazer o caminho inverso para mandar a sogra pro espaço, com todo o carinho ehehe. Sem ofensas dna Roseli =)

Nenhum comentário:

 
Visitante(s) Online no BLOG.