quarta-feira, abril 18, 2007

[FALA SONIA] Pois é... virou o assunto =P

CHIAKI KAREN TADA
da Folha Online

A Sonia do vídeo "Fala Sonia", que virou hit no YouTube, chama-se Maria Sonia de Souza, tem 50 anos, é mineira, mora em Indaiatuba (interior de SP) e está gostando da repercussão do filme. "Estou achando maravilhoso, uma bênção de Deus", disse ela por telefone à Folha Online.

Há cerca de duas semanas, o estudante de medicina veterinária Micael Oliveira Lima Fernandes, que trabalha em um escritório onde Sonia faz a faxina, colocou um vídeo no YouTube em que ela tenta falar o endereço do site, com muita dificuldade. O hit de humor já teve mais de 400 mil acessos.

Micael Fernandes
Micael Fernandes, autor do "Fala Sonia", e a própria, ficaram surpresos com a repercussão
Apesar de causar risos, muitos internautas criticaram as imagens, acusando o autor de expor Sonia ao ridículo. Em comentários enviados à Folha Online, alguns perguntam-se se Sonia sabia que estava na internet.

Sonia, porém, afirma que sabia que o vídeo ia ser colocado no site. Ela sentiu uma "emoção" quando o viu pela primeira vez. "Senti paz", diz.

Lima, que não imaginava tamanha repercussão ("A idéia era colocá-lo depois no meu perfil no Orkut, para mostrar aos amigos"), diz que pediu permissão a Sonia para colocar o vídeo no YouTube. "Ela assiste ao vídeo todo dia. Ela mesmo não agüenta de rir", garante.

Sonia, que estudou até a quarta série, até já deu autógrafo na rua, perto de um supermercado. Diz que se assustou no começo. "Eu não sabia o que era [autógrafo]", diz ela, que achou que fosse um seqüestro. "Mas o Micael explicou que posso dar [autógrafo]".

Sonia diz que fará mais vídeos com Micael. "Ele é meu empresário", afirma.

Críticas

Entre os comentários enviados à Folha Online, alguns internautas acusam o autor do vídeo de explorar a imagem de Sonia e de debochar de sua suposta "ignorância".

Lima garante que a intenção não foi nem uma, nem outra.

"Queria deixar a mensagem para os que criticaram o vídeo: a Sonia fez isso de livre e espontânea vontade", diz. "Não foi com o intuito de ridicularizar. Foi uma brincadeira entre a gente. Se eu tivesse avisado a Sonia depois [de ter postado o vídeo], seria exploração. Não foi exploração, nem tirei sarro dela", defende-se.

O "Fala Sonia" entra, assim, na lista dos vídeos e depoimentos que, entre risadas e críticas, fizeram sucesso.

[BRASIL] Brasil tem 102 milhões de celulares, diz Anatel

da Folha Online

A base de celulares no Brasil atingiu 102 milhões de unidades em março, avanço de quase 1 milhão de unidades sobre fevereiro. Os dados são da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O número de celulares no país ultrapassou 100 milhões no início de 2007. A agência aguardava chegar na casa dos milhões já no final de 2006.

No ano passado, em dezembro, foram habilitados 3,859 milhões de celulares, mas o melhor mês da história foi dezembro de 2004, quando o setor registrou 4,417 milhões de habilitações.

Nos últimos 12 meses, o crescimento de usuários de telefonia móvel no país foi de 14,2% por cento, de acordo com a Anatel.

Com Reuters


Eu editaria este título:
Brasil tem 102 milhões de celulares e 50 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.

É mole? É mole, mas sobe!


[FALA SONIA]

Pois é, galera!

O tal vídeo "Fala Sonia" está dando pano pra manga e eu não poderia deixar essa discussão do lado. Encontrei hoje na Folha alguns comentários interessantes sobre o vídeo e, para não perder o cunho deste blog (a sensatez, de fato) faço a postagem.

Clique aqui para ler o restante das opiniões... acho interessante dar uma olhada!

Sandro Marin, analista de sistemas, de São José do Rio Preto (SP)

"Ao assistir ao vídeo, obviamente o riso foi inevitável. Claro. No entanto, me questionei: seria então a Sônia uma "analfabeta tecnológica"? Se sim, seria correto fazer chacota da ignorância alheia? Ou deveríamos ter pena por este desnível cultural que existe? A Sônia sabe que virou chacota nacional? Ela sabe a dimensão da zombaria?

Às vezes fico preocupado com a máxima: "E se a moda pega?" E então zombarias sobre diferenças culturais, raciais, sociais virariam moda..."

Mario Emerson

Seria hipocrisia dizer que este vídeo não me fez rir, ri muito aliás. Mas ao final do vídeo, me veio à mente a questão: Qual a graça?
Este vídeo pode ser falso, sim pode, mas retrata a realidade brasileira. A falta de informação, e pessoas que "detêm" mais conhecimento ri de que não têm. Quando rimos desse vídeo, acabamos rindo de nós mesmos, os brasileiros. Afinal, quantas Sonias não existem Brasil afora? E quantas pessoas não se aproveitam disso? Enfim, Brasil.

Veículos movidos a álcool podem ter um impacto sobre a saúde humana pior do que os movidos a gasolina convencional, advertiram cientistas americanos.

Um modelo de computador criado para simular a qualidade do ar em 2020 mostrou que em algumas áreas os níveis de ozônio aumentariam se todos os carros utilizassem álcool.

Mortes por problemas respiratórios e ataques de asma aumentariam com esses níveis, disseram os pesquisadores na publicação "Environmental Science and Technology".

O resultados da pesquisa estão sendo divulgados poucas semanas depois de Brasil e EUA terem anunciado uma parceria para incrementar a produção de álcool e de os países da União Européia terem concordado em usar biocombustíveis em 10% dos transportes até 2020.

Cenários

Marc Jacobson, cientista da Universidade de Stanford, na Califórnia, usou um modelo de computador que levou em conta fatores como temperaturas, luz do sol, nuvens e chuva para simular a qualidade do ar em 2020 para dois cenários diferentes.

Em uma simulação, todos os veículos foram alimentados por gasolina e em outro, todos utilizaram E85 --uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina.

Nas simulações com os carros movidos a E85, Jacobson constatou que em algumas áreas dos Estados Unidos ocorreria um aumento significativo de ozônio --um poluente com efeitos danosos no sistema respiratório humano-- em comparação aos veículos movidos a gasolina.

No estudo, o aumento em "smog" (nevoeiro com fumaça) provocaria 200 mortes a mais por ano em todo o território americano, com 120 ocorrendo só em Los Angeles.

O aumento de ozônio em algumas áreas dos Estados Unidos seria compensado por uma diminuição em outras áreas, mas no geral haveria 770 casos de atendimento de emergência e 990 hospitalizações anuais por asma e outros problemas respiratórios, pelo que os resultados mostraram.

Embora o álcool reduza os níveis de dois cancerígenos na atmosfera, os níveis de outros aumentariam e, portanto, tipos de câncer teriam a mesma incidência se a poluição fosse causada por fumaça de veículos movidos a gasolina, de acordo com o estudo.

Danos

"Nós descobrimos que o uso de E85 vai causar pelo menos tantos danos à saúde quanto gasolina, que já causa cerca de 10 mil mortes anualmente por causa de ozônio e partículas", disse Jacobson.

"A questão é se nós não estamos obtendo nenhum benefício à saúde, por que continuamos a promover o etanol e outros biocombustíveis?".

"Em comparação, converter todos os veículos em elétricos, onde a eletricidade vem de energia eólica, eliminaria 10 mil mortes por poluição do ar por ano e 98% das emissões de gás carbônico de veículos", acrescentou.

Em princípio, biocombustíveis --etanol e biodiesel, feito de cultivos como milho, cana-de-açúcar e colza-- são uma forma de reduzir gases responsáveis pelo efeito estufa em comparação a transportes com combustíveis convencionais.

Embora os combustíveis produzam dióxido de carbono, as plantas utilizadas na sua produção absorvem uma quantidade comparável do gás da atmosfera.

Um relatório do governo britânico disse que biocombustíveis podem reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa em 50-60% em comparação a combustíveis fósseis.

da BBC


Tenho a leve impressão de que esta pesquisa conta com investimento da "Al Arabia Funds to Fake Research"

terça-feira, abril 17, 2007

[VÍDEO] Mulher que não consegue falar endereço do YouTube faz sucesso no site

da Folha Online

Uma mulher identificada como Sonia, que passa quase um minuto e 20 segundos tentando pronunciar o endereço do site YouTube, foi postado há duas semanas no site de vídeos e já teve quase 263 mil acessos.

No vídeo, uma pessoa tenta ensinar Sonia a pronunciar o endereço corretamente, mas sua imensa dificuldade em repetir --começando pelo "dábliu"--, gerou mais de 270 comentários.

Os comentários são tanto de pessoas que acharam tudo engraçado quanto de outras que criticaram o autor por expor a mulher ao ridículo.

O "Fala Sonia" entra, assim, na lista dos vídeos e depoimentos que, entre risadas e críticas, fizeram sucesso.

Um deles foi o vídeo, também do YouTube, intitulado "Tapa na Pantera", onde a avó maconheira interpretada por Maria Alice Vergueiro divaga sobre os efeitos da erva. Os acessos ao curta atingiram a casa dos milhões.

Outro depoimento que virou assunto para muita conversa foi transmitido pela TV. No final de um dos capítulos da novela "Páginas da Vida" (Rede Globo), exibida no ano passado, uma mulher de 68 anos falava sobre seu primeiro orgasmo, aos 45 anos, provocado com masturbação.

Eh... tem loco pra tudo =P
Agora a dona Sonia deve aproveitar o momento de fama e encarar uma campanha publicitária tentando soletrar o nome de alguma marca famosa por aí... Vale a pena colocar umas verdinhas no bolso como fez a nosssa amiga Ruth Lemos.
Não lembra? Clica aqui e depois aqui =)

 
Visitante(s) Online no BLOG.