[FALA SONIA] Pois é... virou o assunto =P
CHIAKI KAREN TADA
da Folha Online
A Sonia do vídeo "Fala Sonia", que virou hit no YouTube, chama-se Maria Sonia de Souza, tem 50 anos, é mineira, mora em Indaiatuba (interior de SP) e está gostando da repercussão do filme. "Estou achando maravilhoso, uma bênção de Deus", disse ela por telefone à Folha Online.
Há cerca de duas semanas, o estudante de medicina veterinária Micael Oliveira Lima Fernandes, que trabalha em um escritório onde Sonia faz a faxina, colocou um vídeo no YouTube em que ela tenta falar o endereço do site, com muita dificuldade. O hit de humor já teve mais de 400 mil acessos.
Micael Fernandes |
![]() |
Micael Fernandes, autor do "Fala Sonia", e a própria, ficaram surpresos com a repercussão |
Sonia, porém, afirma que sabia que o vídeo ia ser colocado no site. Ela sentiu uma "emoção" quando o viu pela primeira vez. "Senti paz", diz.
Lima, que não imaginava tamanha repercussão ("A idéia era colocá-lo depois no meu perfil no Orkut, para mostrar aos amigos"), diz que pediu permissão a Sonia para colocar o vídeo no YouTube. "Ela assiste ao vídeo todo dia. Ela mesmo não agüenta de rir", garante.
Sonia, que estudou até a quarta série, até já deu autógrafo na rua, perto de um supermercado. Diz que se assustou no começo. "Eu não sabia o que era [autógrafo]", diz ela, que achou que fosse um seqüestro. "Mas o Micael explicou que posso dar [autógrafo]".
Sonia diz que fará mais vídeos com Micael. "Ele é meu empresário", afirma.
Críticas
Entre os comentários enviados à Folha Online, alguns internautas acusam o autor do vídeo de explorar a imagem de Sonia e de debochar de sua suposta "ignorância".
Lima garante que a intenção não foi nem uma, nem outra.
"Queria deixar a mensagem para os que criticaram o vídeo: a Sonia fez isso de livre e espontânea vontade", diz. "Não foi com o intuito de ridicularizar. Foi uma brincadeira entre a gente. Se eu tivesse avisado a Sonia depois [de ter postado o vídeo], seria exploração. Não foi exploração, nem tirei sarro dela", defende-se.
O "Fala Sonia" entra, assim, na lista dos vídeos e depoimentos que, entre risadas e críticas, fizeram sucesso.