sábado, dezembro 09, 2006

Arnaldo Jabor nas Idéias e Coisas Malucas!

ARNALDO JABOR : OS CANALHAS DO PAIS

Sem comentários. Esse país realmente está uma bagunça!
Arnaldo Jabor, tenho de lhe parabenizar pelo excelente comentário.
Realmente a República está parada.

ARNALDO JABOR : O SONHO DE UMA REPÚBLICA QUE NUNCA CHEGA

Um pouco quanto atrasado (15/11) mas encontrei no YouTube esta maravilha de Arnaldo Jabor.

Macaco Simão! O Braço Armado da Gandaia Nacional

Ueba! Nem canarinho tá voando!

08/12/2006 10:51

via Jornal O POVO


BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Direto do País da Piada Pronta! Ontem entre os passageiros retidos no aeroporto de Brasília estava o grupo musical Canarinhos de Petrópolis. Que não conseguiu voar. Ou seja, nem canarinho tá conseguindo voar! Outra piada pronta: "audiência sobre crise áerea é cancelada por causa de atraso nos vôos". Rarará!

E agora antes de fazer o check-in, o passageiro precisa fazer check-up. Pra ver se agüenta o tranco no aeroporto! E diz que vão chamar os marronzinhos para autuar os aviões estacionados em fila dupla. E o governo já está instalando uma placa em todos os aeroportos do Brasil: "TÁ COM PRESSA? VÁ DE ÔNIBUS!". Rarará.

E mais um contratado pra controlador de vôo: Ray Charles. Agora são dois: Stevie Wonder e Ray Charles! E adorei a charge do Sinfrônio com a aeromoça: "Atenção, estamos entrando no espaço aéreo brasileiro, peguem o terço e rezem". Rarará!

Mas todo caos tem seu lado positivo: uma mulher ficou tanto tempo retida no aeroporto que acabou conhecendo um cara e começou um namoro ardente com beijos e tudo! Ou seja, o amor não é cego. O amor é um ponto cego! Rarará! Aliás, diz que o ponto cego é do tamanho de um Pires!

E essas enchentes já estão enchendo! Em vez do Rodoanel, temos que construir um Fluvioanel. Para DESAFOGAR o trânsito. Literalmente! Rarará! E a zona oeste é a mais castigada pelas chuvas. Aí um leitor morador da zona oeste está sugerindo um rodízio de alagamentos. É mole? É mole, mas sobe! Ou, como diz aquele outro: é mole mas, se provocar, ressuscita!

Antitucanês Reloaded, a Missão. Continuo com a minha vulcânica e mesopotâmica campanha "Morte ao Tucanês". Acabo de receber mais um exemplo irado de antitucanês. É que em Natal tem um cabaré chamado Roletrando! Mais direto, impossível. Viva o antitucanês. Viva o Brasil!

E atenção. Cartilha do Lula. Mais um verbete pro óbvio lulante. "Enchurrada": companheira que se entupiu de churros durante a enchente. Rarará! O lulês é mais fácil que o inglês. Nóis sofre, mas nóis goza. Hoje só amanhã. Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno. No ponto cego!!!!

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Deus. Abençõe a Toshiba!

Toshiba lança HD de 100GB e 1.8".

"Tah Bom! E eu tinha um Quantum BigFoot de 1.2GB do tamanho de uma folha A5"

A Toshiba anunciou o lançamento de um HD de 100GB de 1.8 polegadas, que deve começar a ser produzido em larga escala no início de 2007. Os novos drives rodam 4200 vezes por minuto, 15ms de seek, 100MBps de velocidade de transferência e maior velocidade no reparo de defeitos no código armazenado em disco.

A quem um drive como esse deve interessar? A Apple, por exemplo, que deve lançar em breve a versão 5.5 do onipresente iPod, player de mídia digital que a partir da quinta geração reproduz vídeos, que por sua vez ocupam muito mais espaço que as músicas. Outras empresas que também produzem players de mídia portáteis devem se interessar pela tecnologia.





Celular com tela de 3"?! Sim, senhor!


Depois de anunciar um drive de 100GB de 1,8 polegadas, a Toshiba lançou hoje, na feira de comunicações ITU, em Hong Kong, uma tela de três polegadas para telefones celulares. A novidade deve atrair principalmente as fabricantes de smartphones – mistos de PDA com telefone móvel – que buscam interfaces maiores para simplificar o uso dos seus aparelhos.

O novo modelo de tela tem formato widescreen, resolução de 800 x 480 pixels e usa tecnologia de poli-silicone que garante temperaturas baixas durante o funcionamento e contraste acima da média. Segundo o Slashphone, a Sony Ericsson está em processo de desenvolvimento de uma solução parecida.

Evidências sugerem presença de água em estado líquido em cratera de Marte

da Folha Online
com Reuters, em Washington

Imagens tiradas pela Mars Global Surveyor, da Nasa, sugerem a presença d'água em estado líquido na superfície de Marte. A nave permitiu que os cientistas detectassem mudanças nas paredes de duas crateras marcianas, resultantes de um fluxo de água, segundo informou uma equipe de pesquisadores em um documento publicado nesta quarta-feira na revista "Science".

Cientistas haviam anteriormente estabelecido que duas formas de água (gelo nos pólos e vapor de água) existiram em Marte, mas a presença de água em estado liquido, essencial para a manutenção de vida, nunca havia sido confirmada.

Nasa
Crateras nas regiões conhecidas como Terra Sirenum e Centauri Montes, no sul de Marte
Crateras nas regiões conhecidas como Terra Sirenum e Centauri Montes, no sul de Marte
Os cientistas compararam imagens da superfície marciana tiradas com um intervalo de sete anos. Foram descobertas 20 crateras recém-formadas (pelo impacto de entulho espacial) e evidências que sugerem o escoamento de água em estado líquido pelas paredes das crateras.

"As observações oferecem as mais fortes evidências já recolhidas de que água ainda flui ocasionalmente na superfície de Marte", disse em comunicado Michael Meyer, cientista da Nasa que lidera o Programa de Exploração de Marte.

A revista disse que, aparentemente, houve fluxo de água por dois canais nos últimos anos --apesar da dificuldade de a água em estado líquido durar muito tempo sobre a superfície frígida e quase sem ar do planeta (porque rapidamente congelaria ou evaporaria).

A constatação parece apoiar a idéia de que água em estado líquido ainda possa existir em alguns pontos próximos da superfície do planeta.

Hipóteses

Os cientistas propuseram que a água poderia permanecer em estado líquido sobre a superfície o tempo suficiente para transportar fragmentos de entulho declive abaixo antes de congelar.

Eles falaram sobre uma possível explicação alternativa, de que essas características tenham sido causadas pelo movimento de pó seco declive abaixo.

Os cientistas há muito se perguntam se já existiu vida em Marte. A água em estado líquido é uma parte importante da equação, já que, na Terra, todas as formas de vida exigem água para sobreviver.

Missões anteriores encontraram evidências de que Marte já teve grandes quantidades de água. Agora, a questão é se a água em estado líquido ainda está presente.

Os cientistas buscam agora saber de onde vem a água e como ela se manteve em estado liquido. Outra questão é se a água poderia ser usada como um recurso para futuras missões exploratórias a Marte.

Canais

Os dois locais da descoberta ficam dentro de crateras nas regiões conhecidas como Terra Sirenum e Centauri Montes, no sul de Marte.

"A forma dos depósitos encontrados é semelhante à de um carregamento de material por fluxos de água", acrescentou Michael Malin, do Malin Space Science Systems, de San Diego, principal autor do documento. "Eles têm ramos parecidos com dedos na parte mais baixa do declive e contornaram com facilidade pequenos obstáculos."

Os pesquisadores informaram a descoberta de canais em 2000, mas é a primeira vez que revelaram a presença de material depositado e, aparentemente, levado pela água em estado líquido.

Sonda captura imagem de buraco negro engolindo uma estrela.

da Folha Online

Um telescópio da Nasa flagrou pela primeira um buraco negro engolindo uma estrela. Ao captar os raios ultravioleta emitidos durante esse violento evento cósmico, a sonda orbital Galex (abreviação de Galaxy Evolution Explorer), da Nasa, deve ajudar astrofísicos a estudar o processo para entender como os grandes buracos negros evoluem junto das galáxias que os abrigam.

Nasa/JPL/Caltech
Desenho mostra buraco negro distorcendo e engolindo estrela
Desenho mostra buraco negro distorcendo e engolindo estrela
Buracos negros são objetos cósmicos com concentração de massa tão grande que, a uma certa distância, nem a luz é capaz de escapar de sua gravidade. "Um buraco negro supermaciço no núcleo de uma galáxia é revelado quando uma estrela passa perto o suficiente para ser rompida por forças de maré [distorção causada pela gravidade]", escreveram os cientistas em estudo divulgado ontem. "Um clarão de radiação é emitido pelos restos estelares que mergulham do buraco negro", explicam em trabalho que será publicado na revista "The Astrophysical Journal" (www.journals.uchicago.edu/ApJ).

Segundo os autores do estudo, o fenômeno observado pelo Galex que permitiu identificar o buraco negro gigante em ação foi um clarão de raios ultravioleta vindo do interior de uma galáxia distante, a 3 bilhões de anos-luz. A freqüência da radiação captada pelo Galex estava dentro daquela esperada para o fenômeno.

"A luminosidade, a temperatura da radiação e a curva de decaimento do clarão estão perfeitamente em acordo com previsões teóricas para a perturbação de maré [distorção gravitacional] sobre a estrela", relatam os cientistas.

Centro movimentado

Os cientistas afirmam que a única maneira de explicar esse clarão misterioso é recorrer às previsões teóricas sobre buracos negros em atividade. Acredita-se que buracos negros supermaciços como o detectado pelo Galex existam no centro de todas as galáxias, incluindo a Via Láctea, aquela onde o Sol reside.

"Esse clarão ultravioleta veio de uma estrela sendo literalmente rompida e engolida pelo buraco negro", disse o astrofísico Suvi Gezari, do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), um dos autores do estudo. "Esse tipo de evento é muito raro, então tivemos sorte de poder estudar todo o processo do início ao fim."

O trabalho publicado agora é resultado do fruto de dois anos de observação seguidos de vários meses de análise. A sorte à qual Gezari se refere é a de ter conseguido observar a galáxia antes do início do processo de captura. "Nós observamos a galáxia em 2003 e não havia nenhuma luz ultravioleta vindo de lá", disse. "Depois, em 2004, vimos de repente essa fonte [de radiação] extremamente brilhante."

Para complementar as observações, os astrofísicos também usaram imagens feitas na faixa de freqüência dos raios X, captadas pelo telescópio espacial Chandra. Na década de 1990, esse observatório orbital já tinha colhido imagens de núcleos galácticos mostrando o cenário antes e depois de estrelas serem engolidas, mas nunca o fenômeno havia sido captado durante o processo.

Sorte de veterano

"Essa foi a primeira vez que realmente conseguimos monitorar o clarão de radiação de um evento desses em detalhes", afirmou Gezari. Ele expressa em números aquilo que chama de sorte: "Só uma vez a cada 10 mil anos uma estrela passa perto o suficiente de um buraco negro no centro [de uma galáxia] para ser destruída e engolida dessa maneira".

Os cientistas pretendem agora usar os dados descritos no estudo para observar outras galáxias. "Agora que sabemos que podemos observar esses eventos com luz ultravioleta, temos uma ferramenta para achar outros", diz Gezari.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Até é engraçado...

DEIXO CLARO!

Abaixo, texto que recebi por email. Esta pérola é atribuída á Arnaldo Jabor, porém não localizei na internet referências concretas sobre a real autoria.
Mesmo assim, transcrevo abaixo como recebido no e-mail.


Arnaldo Jabor , 31/10/2006 no caderno 2 do Estadão.

Já que foram "elles" que elegeram o caos, eles que aguentem daqui para frente.
Nada de contribuir com instituições; dar emprego? Nem pensar. Eles que peçam para o Lula.

Campanha do agasalho? criança feliz? criança esperança?
Esqueçam... mandem todos cobrar do presidente, e realmente, nem panetone!!!

Companheiros!
Vou aderir à campanha. Espero que vocês também.

Como o país está uma beleza, perfeito, sem pobres (todos comendo três refeições), sem problemas, que tal não ajudarmos mais ninguém?
Afinal, para que alguém precisa de ajuda? Estamos no paraíso e em companhia do "DEUS" Lula!

VAMOS MANDAR OS ELEITORES DO LULA COBRAREM DELE, TUDO O QUE VIVEM PEDINDO POR TELEFONE E OUTROS MEIOS.

Campanha não dê panetone pro porteiro no Natal !!! VIVA LULA!!!

Lula inventou o "Bio-Diesel", acabou de inventar a TV Digital.
Todos os brasileiros têm uma TV Digital. Milhões de caminhoneiros felizes, pagam barato por isso e rodam nas mais belas e bem asfaltadas estradas deste país! Tá bonito. Os 43 milhões de brasileiros que estão na linha da miséria (dados da F.Getulio Vargas / FAO / ONU), já estão comendo 3 vezes ao dia, segundo Lula. Não há desemprego. Está todo mundo feliz.

Chega de vocês encherem o saco. Eu já suspendi as 3 instituições que colaborava mensalmente, que atendiam pessoas e crianças carentes. Chorando, uma diretora implorou por Deus que eu continuasse a colaborar. As crianças iriam passar fome. Disse-me que era mentira do Lula. Argumentei que ela sim era mentirosa. Eu vi na TV. Lula falou. Eu acredito no presidente, ou iria acreditar nela que não é "ninguém".

Não colaboro mais com os empregados do meu prédio.
Não vou dar roupas, panetone, etc. Não precisam mais.

Deixem o Homem trabalhar! ele já descansou 4 anos!



"Um desabafo oposicionista no fundo, cômico. Né não?!"

Chávez o salvador da pátria

"Os venezuelanos não votaram em mim, eles votaram em um projeto socialista para a construção de uma Venezuela socialista, uma Venezuela diferente”.
Um povo marcado pela desigualdade reelege o “salvador da pátria venezuelana” para mais um mandato de seis anos, e Hugo Chávez promete fazer uma revolução socialista: "O caminho para esta República é a revolução, uma revolução democrática, social e econômica”.
Chávez é conhecido pelos seus incansáveis ataques ao “império americano” e ao presidente norte-americano George Bush; porém é incoerente pois mesmo assim continua vendendo o petróleo venezuelano aos americanos, e promete reverter os “petro-dólares” em melhorias sociais. Temos um paradigma, afinal o dinheiro do “império do mal” sustentará as boas ações do “salvador da pátria”???
Enfim, Chávez é um bom populista, e carismático, mas será um bom administrador? Ele promete fazer da Venezuela em 14 anos uma “potência socialista”, mantém a banca de revolucionário, mas num mundo cada vez mais globalizado existe espaço para tanta hipocrisia social? Acredito que haja espaço para trabalho, e não teatro político.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Pronúncia Inglês Americano online!

Você não sabe a pronúncia correta daquela palavra inglesa?
Pois bem. Seus problemas acabaram!


BUEMBA BUEMBA! MACACO SIMÃO! DIRETO DO PAÍS DA PIADA PRONTA!

Ministérico! PT fica com pasta dental!

04/12/2006 10:11

BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Direto do País da Piada Pronta! A anorexia não tá na moda? Pois saiu a frase do ano: "Acho que estou com anorexia. Não tô comendo ninguém." Rarará. Isso que é anorexia: ninguém come ninguém!

Pior quando come um dragão e vomita. Aí é bulimia: bolinar a pessoa errada. Tem um amigo meu que sai do elevador vomitando. De tanto que bolinou as pessoas! É um bulímico! E tem um amigo meu que tá com obesidade mórbida: tá comendo todo mundo! Rarará! E tem aquela modelo que comeu uma azeitona e pensou que tava grávida. Rarará!

Péssimo Terceiro Urgente! E ao chegar ao final do ano, saudemos aquele que veio ao mundo para nos salvar: o décimo terceiro! Aliás, péssimo terceiro. E a definição do péssimo terceiro: demora 12 meses pra chegar e uma hora pra acabar. Rarará!

E um leitor me disse que vai pegar o péssimo terceiro e investir tudo em gado: comprar um quilo de alcatra! Rarará. Vai investir em bife. E aquele diálogo de todo ano: "O que você vai fazer com o seu décimo terceiro?". "Pagar as dívidas". "E o resto?". "O resto eu pago depois". Rarará!

E o Ministérico do Lula? Os companheiros vão ficar vendo estrela literalmente. Bem que eu avisei que o Lula ia mudar de estrela: trocou a estrela do PT pela estrela da Estrela! E PT agora quer dizer Perda Total. Ops, PERCA TOTAL. E a única pasta que o PT vai pegar é uma pasta de dente. PT pega Pasta Dental. Rarará.

É mole? É mole, mas sobe. Ou, como diz aquele outro: é mole, mas, se provocar, ressuscita!

Antitucanês Reloaded, a Missão. Continuo com a minha vulcânica e mesopotâmica campanha "Morte ao Tucanês". Acabo de receber mais um exemplo irado de antitucanês. É que em Amaraji, Pernambuco, tem uma boate chamada Boate Mulher Sem-Vergonha! Rarará! Parece Dias Gomes! Mais direto impossível. Viva o antitucanês. Viva o Brasil!

E atenção. Cartilha do Lula. Mais um verbete pro óbvio lulante. "Tutor": companheiro especializado em tutu de feijão. Quando o Lula quer um tutuzinho pra acompanhar o churrasco ele grita: Chama o tutor! Rarará!

O lulês é mais fácil que o inglês. Nóis sofre mas nóis goza. Hoje só amanhã. Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno! No pingolim. Pra ver se bate no teto!

O Caso do espião envenenado... Resolvi pesquisar um pouco.

Veneno que matou ex-espião russo é raridade


CLAUDIO ANGELO
editor de Ciência da Folha de S.Paulo

A vida, às vezes, pode ser muito pior que a arte. Nem mesmo escritores de romances de espionagem, como Ian "007" Fleming, ousaram imaginar o assassinato de algum de seus personagens com o altamente mortal polônio 210, usado para dar cabo do ex-espião russo Alexander Litvinenko.

O ex-espião, que estava exilado havia seis anos, morreu em Londres no dia 23 de novembro, 22 dias depois de apresentar os primeiros sintomas de contaminação.

Esse elemento radiativo é tão raro e tão tóxico que simplesmente não existem estudos sobre qual é a dose letal para humanos. "Sabe-se que a quantidade letal para cobaias de laboratório é de aproximadamente 8,84 nanogramas [bilionésimos de grama] por quilo de peso", disse à Folha a bioquímica Sandra Bellintani, do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares).

Se parece pouco para você, é mesmo: Bellintani ressalta que a sensibilidade de humanos à radiação é menor que a das cobaias --portanto, a dose letal humana deve ser maior.

Perto do Po-210, até mesmo o cianureto, veneno por excelência dos espiões, parece inofensivo: o elemento químico que matou Litvinenko é 250 bilhões de vezes mais tóxico.

Veneno raro

O polônio é um dos elementos mais raros da natureza. Ele é produzido pelo decaimento (desintegração) do átomo de urânio, que tem um núcleo extremamente pesado e, portanto, instável. Para cada tonelada de urânio e tório existente na Terra, há apenas cem milésimos de grama de Po 210. Ele está presente normalmente no solo, em alguns lugares mais do que em outros. No Brasil ocorre, por exemplo, nas areias de Guarapari (ES), ricas em tório.

A ocorrência natural faz com que todos os seres humanos tenham também uma certa quantidade desse elemento no organismo: cerca de 20 becquerels (unidade de medida de radioatividade).

Fumantes têm bem mais: um único cigarro contém até 75 milésimos de becquerel, e estima-se que o polônio seja um dos fatores de risco de morte por câncer em tabagistas.

Para fabricar o elemento em usinas nucleares, é necessário usar um tipo especial de reator nuclear conhecido como FBR, ou "fast breeder". Só existem dois em operação no planeta --um deles na Rússia, de onde se suspeita que tenha partido a ordem para o assassinato. Estima-se que a produção mundial de Po-210 seja de meros cem gramas por ano.

Radiação

O Po-210 pertence à categoria dos chamados alfa-emissores. Trata-se de elementos com núcleos atômicos grandes, que emitem radiação em forma de partículas alfa, compostas por dois prótons e dois nêutrons.

Outros elementos radiativos, como o césio-137 que vitimou moradores de Goiânia na década de 1980, emitem partículas beta e raios gama, altamente energéticos e capazes de atravessar até paredes.

Como são muito pesadas, as partículas alfa não conseguem viajar muito longe. Isso torna o polônio um elemento radiativo relativamente fácil de conter.

Vidro bem fechado

"Sua radiação não consegue atravessar nem uma folha de papel", diz Bellintani. Um frasco de vidro bem fechado, portanto, não traria nenhuma dificuldade para ser transportado pelo assassino de Litvinenko.

Essa incapacidade de atravessar tecidos do corpo, por um lado, torna o polônio difícil de ser passado de uma pessoa envenenada a outra. Por outro, é justamente o que o faz tão letal.

"Ele se deposita nos tecidos moles do organismo, encosta nas células e libera nelas sua energia", disse Bellintani. A radiação arranca elétrons das moléculas que formam as células, destruindo-as. O resultado é uma morte lenta e inexorável, já que o Po-210 tem uma meia-vida de até 50 dias no corpo.

Do Nobel para a KGB

Ironicamente, o polônio foi o primeiro elemento químico batizado para chamar atenção para uma causa política --que, aliás, envolvia a Rússia.

Sua descoberta foi feita em 1898 por Marie Curie enquanto estudava as propriedades da pechblenda, o minério de urânio. O achado daria à cientista o Nobel de Física de 1911.

Batizado inicialmente de "rádio-F", por ser produzido durante o decaimento do átomo de rádio, ele foi depois rebatizado em homenagem à Polônia, terra natal de Curie. Segundo Krystyna Kabzynska, do Museu Marie Curie de Varsóvia, a esperança da pesquisadora era alertar o mundo para a causa de seu país, na época ocupado por russos, austríacos e prussianos.

Se escolheu esse veneno para liqüidar um dissidente político, o serviço secreto russo, que tem no presidente, Vladimir Putin, um de seus ex-funcionários mais ilustres, dificilmente poderia ter dado um recado mais claro.




Após contaminação de italiano, cresce mistério sobre ex-espião


da France Presse, em Londres

O mistério em torno do caso Litvinenko aumenta, enquanto ganha força, neste sábado, a tese de um complô dos serviços secretos russos no Reino Unido, após a hospitalização de Mario Scaramella, contato do ex-espião russo morto após ser contaminado com polônio-210.

O italiano Mario Scaramella, que se reuniu em 1º de novembro com o ex-espião Alexandre Litvinenko, 43, deu entrada no University College Hospital de Londres, depois que exames detectaram vestígios de polônio 210 em seu organismo.

Os médicos informaram nesta sexta-feira que Scaramella estava "bem" e que os sintomas de envenenamento pela substância radioativa não apareceram por enquanto, uma informação que contradiz as informações de vários jornais britânicos.

Citando um policial que não se identificou, o "Daily Mirror" garantiu que "os médicos estimam que suas possibilidades de sobreviver são praticamente zero. Acham que sua saúde piorará progressivamente e morrerá".

"Dizem que será um milagre se viver muito mais. Parece que teremos um segundo assassinato nas nossas mãos", acrescentou a fonte, citada pelo jornal.

O hospital onde morreu Litvinenko em 23 de novembro passado informou que não emitirá nenhum comunicado durante o fim de semana sobre o estado de saúde do italiano.



Polônio achado em ex-espião poderia tê-lo matado cem vezes

da Efe, em Londres

A quantidade de polônio 210 achada no corpo do ex-espião russo Alexander Litvinenko poderia tê-lo matado cem vezes, revelou hoje o jornal britânico "The Guardian".

Segundo a publicação, adquirir essa dose teria custado 20 milhões de libras (cerca de US$ 40 milhões). Em uma carta só divulgada após sua morte, o ex-agente secreto, que morreu em 23 de novembro no University College Hospital de Londres, acusou Putin pelo envenenamento.

Ontem, três patologistas fizeram a necropsia do corpo do ex-espião no Royal London Hospital.

Todos os que participaram do exame vestiram trajes especiais para evitar a contaminação pelos resíduos do polônio-210. Porém, os resultados da análise só ficarão prontos daqui a vários dias.

Exames realizados em duas pessoas que mantiveram contato com Litvinenko deram resultado positivo em exames para contaminação por polônio-210 --o professor italiano com quem o ex-agente se reuniu no dia em ficou doente, Mario Scaramella, e a mulher do russo, Marina.

A polícia britânica agora investiga se Scaramella foi envenenado intencionalmente.

Vestígios de substâncias radioativas foram achados em 12 lugares de Londres.

Reunião

No dia 1º de novembro, o professor italiano se encontrou com Litvinenko, um crítico do presidente russo, Vladimir Putin, em um restaurante japonês do centro de Londres.

Segundo informações do próprio Scaramella, no encontro, apenas Litvinenko comeu, enquanto ele se limitou a beber uma garrafa de água.

A imprensa britânica informou que, no encontro, Scaramella forneceu ao ex-espião nomes de pessoas que poderiam estar envolvidas no assassinato da jornalista russa Anna Politkovskaya, e o alertou que os dois eram alvo de um grupo de ex-agentes do KGB.

Negócios

Fontes dos serviços de segurança consultados pelo "The Times" dizem que a morte de Litvinenko pode estar relacionada às atividades profissionais do ex-espião.

Aparentemente, ele trabalhava com empresários russos envolvidos no lucrativo setor energético e em negócios de segurança particular.

Nos últimos dias, as suspeitas recaíram sobre Andrei Lugovoy, um ex-agente do KGB com o qual Litvinenko se encontrou no mesmo dia da reunião com Scaramella num hotel do centro de Londres, segundo o "The Times".

Em uma carta só divulgada após sua morte, o ex-agente secreto, que morreu no University College Hospital de Londres após o rápido agravamento do seu estado de saúde, acusou Putin de estar envolvido na morte de Politkovskaya.


"Primeiro o Russo... Agora o Italiano... Muito interessante!"

Ciência e Tecnologia

NASA planeja construir uma base permanente na Lua.


A agência espacial dos Estados Unidos anunciou hoje que projeta construir uma base ocupada de maneira permanente na Lua, provavelmente em um dos pólos do satélite natural da Terra. "O plano é ter uma base na Lua", assinalou Scott Horowith, administrador adjunto de prospecção da Nasa em entrevista coletiva por telefone, desde o Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas).

Até o momento não existe nenhum desenho dessa base nem foi determinado quando entraria em operação, assinalou. No entanto, fontes da Nasa indicaram que a construção da base seria realizada através de uma operação internacional e estaria pronta em 2024, quatro anos depois do previsto retorno do Homem à Lua.

Horowitz acrescentou que a base será uma espécie de laboratório cientifico assim como um centro de testes para as tecnologias a serem utilizadas nas futuras viagens tripuladas para Marte.

Segundo Doug Cooke, vice-administrador adjunto da Nasa, o local mais provável para iniciar a construção da base seria em algum lugar próximo ao pólo sul lunar.

Ao contrário das regiões equatoriais, nos pólos as temperaturas são mais adequadas e recebem maior quantidade de luz solar, algo crucial para os sistemas de fornecimento de energia que a Nasa projeta desenvolver na Lua. Em última instância, os sistemas poderiam ser substituídos por energia nuclear, assinalaram as fontes.

Além disso, os cientistas da agência espacial americana acreditam que os pólos oferecem uma maior quantidade de recursos, como hidrogênio, oxigênio e outros materiais que poderiam ser utilizados para apoiar os sistemas biológicos.

A partir de 2010, as viagens rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), à Lua e a outros planetas serão feitas pelas novas naves atualmente em fase de elaboração e parecidas com as Apolo, que levaram o homem pela primeira vez à Lua na década de 1970 e que substituirão as naves atuais.

"Será possível colocar de tudo em seu compartimento de carga, levar tripulação e fazê-lo de maneira robótica ou com seres humanos", manifestou. Além disso, esse veículo será o pilar inicial da instalação, acrescentou.

Mas, tal e qual ocorreu com a construção da ISS, os EUA pretendem obter cooperação internacional para a criação da base lunar. Na empreitada conjunta, os participantes compartilharão as despesas e proporcionarão os componentes da base, seus sistemas de provisão energética e recursos de subsistência, assinalaram as fontes.

Originalmente o custo da construção da ISS, na qual participam a Nasa, a Agência Espacial Européia, Rússia e Canadá, foi estimado em cerca de US$ 100 bilhões. Até agora a Nasa não divulgou os cálculos sobre o custo da futura base lunar.

EFE



Grupo brasileiro faz menor liga metálica do mundo.


Um grupo de físicos brasileiros conseguiu produzir a menor liga metálica do mundo, registrando em microscópio eletrônico uma imagem de ouro e prata misturados em uma cadeia com apenas três átomos de comprimento. A técnica, realizada ao esticar um fio de escala nanométrica (milionésimos de milímetro), foi revelada pelos cientistas de Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG) em estudo na revista Nature Nanotechnology.

"Já tínhamos feito isso com átomos de ouro, e o que a gente fez agora foi provar que essa cadeia pode ter átomos de diferentes tipos", disse à Folha de S.Paulo o físico Daniel Ugarte, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas (LNLS).

De acordo com os pesquisadores, os resultados do experimento trouxeram dados essenciais para "compreender e poder utilizar ligas bimetálicas para reforço estrutural ou para condutores elétricos em nanodispositivos eletrônicos". .

Redação Terra

segunda-feira, dezembro 04, 2006

MÁRIO E LUIGI NO MUNDO DE GTA =)

Todo fã de videogames que preze conhece os personagens Mario e Luigi, criados pela Nintendo e responsáveis por alguns dos jogos de maior vendagem da história dos consoles.

Adorados principalmente por crianças e adolescentes, a dupla sempre protagonizou games divertidos e visualmente fantásticos. Mas cabe a pergunta: como Mario e Luigi se sairiam se fossem adaptados para o mundo de GTA (Grand Theft Auto), outro jogo blockbuster, comercializado pela Rockstar e que não prima exatamente por ser politicamente correto?

A resposta foi dada pelo canal Cartoon Network, que veiculou uma animação divertidíssima em sua programação para adultos – chamada de Adult Swim – e que você confere aqui abaixo!

 
Visitante(s) Online no BLOG.