sábado, junho 02, 2007

sexta-feira, junho 01, 2007

[CIÊNCIA] Pesquisadores solucionam segredo do ‘Cubo Mágico’ em 26 movimentos

Graças à Ciência da Computação o segredo para igualar as faces do Cubo de Rubik pode ser solucionado em apenas 26 movimentos. Até então, o recorde era de 27 movimentações.

Gene Cooperman, professor de Ciência da Computação da Northeastern University e do aluno graduado Dan Kunkle conseguiram bater o recorde por meio de duas técnicas: usaram um disco distribuído de 7 terabytes como uma extensão de memória RAM para suportar grandes tabuleiros e desenvolveram uma nova e “muito rápida” maneira de computar os movimentos, incluindo grupos inteiros de viradas, por meio de um grupo de teorias matemáticas.

Os pesquisadores então juntaram todas as configurações do cubo Rubik em uma família de configurações conhecida como ‘coset’ na Matemática. Em seguida olharam para os resultados aplicando um único movimento em todas as configurações de um coset de uma única vez. O processo foi simulado em um computador a uma média de 100 milhões de vezes por segundo, usando uma nova técnica na teoria de grupos matemáticos.

Em maio de 1997, o professor de Ciência da Computação da U.C.L.A., Richard Korf, anunciou que havia encontrado as primeiras e mais eficientes soluções para o Cubo de Rubik. A pesquisa mostrou que a média era de 18 movimentos e Korf acreditava que qualquer cubo poderia ser alinhado em menos de 20 movimentos. No entanto, o professor não conseguiu provar sua teoria e ninguém havia provado, até então, que o problema poderia ser resolvido em menos de 27 movimentos.

“Nosso programa primeiro faz uma pré-computação ampla e então, em cerca de um segundo, encontra a solução em 26 movimentos ou menos, em qualquer estado do cubo”, afirma Dan Kunkle.

O Cubo de Rubik foi inventado no final da década de 70 pelo húngaro Erno Rubik e é provavelmente o quebra-cabeças de diferentes combinações mais famoso dos tempos modernos. Seu formato comporta mais de 43 quintilhões (4,32 milhões x 10**19) de apresentações diferentes.

[MUNDO] RCTV dribla Chávez e mantém transmissões via internet

Apesar de ter perdido sua concessão na Venezuela, a RCTV (Radio Caracas Televisión) mantém suas transmissões e ataques ao presidente venezuelano Hugo Chávez. A emissora usa uma equipe reduzida para produzir e colocar na internet o telejornal "El Observador".

"Reiteramos que 'El Observador', da Radio Caracas Televisión, segue na transmissão noticiosa em defesa da liberdade de expressão", diz o apresentadores Pedro Guerrero, num vídeo de quarta-feira (30). A cobertura enfatiza a onda de protestos, que acontecem em Caracas e outras localidades do país.

No espaço de comentários destinado para cada vídeo, internautas debatem em tom acalorado a medida de Chávez de não renovar a concessão do canal. Os filmes já foram vistos mais de 170 mil vezes. O perfil atribuído à RCTV no YouTube já jogou na rede 40 vídeos até agora.

Fora do ar desde a 0h de segunda-feira, a emissora quer voltar a transmitir por cabo "em breve". A informação é do diretor-geral da TV Globovisión, Alberto Federico Ravell.

A afiliada da RCTV na Colômbia, TV Caracol, também concordou em transmitir uma edição noturna do "El Observador" por meio de seu sinal internacional, de acordo com a CNN. O programa poderia atingir até 800 mil pessoas na Venezuela. O início destas transmissões ainda não foi definido.

O YouTube também abriga vídeos que acusam a RCTV de manipulações. Em um deles, a apresentadora Berenice Gómez, conhecida como "La Bicha", faz uma falsa denúncia para atacar um evento chavista. Para isso, usa uma foto-montagem --sem avisar ao telespectador de que se trata de uma manipulação de imagem.

Manifestações

A emissora saiu do ar no domingo. Desde então, manifestações estudantis tem sido amplamente noticiadas pela mídia internacional. De acordo com deputados chavistas, os protestos são manipulados pela oposição.

Os líderes universitários, que negam ser manipulados, convocaram para esta sexta-feira mais uma marcha em Caracas, desta vez em direção à Assembléia. Já Chávez convocou uma marcha oficialista para sábado.

O governo tem argumentado que a não-renovação é uma medida "administrativa". A emissora apoiou a tentativa de golpe de abril de 2002, quando as manifestações pela volta de Chávez ao poder não foram televisionadas.


"Na minha opinião, Hugo Chávez é um idiota de discurso fácil e ultrapassado que vai levar a Venezuela para o buraco. O cara não sabe sequer lidar com a única oposição no país. Não renovar uma concessão que existia há mais de 50 anos é implícita vontade de censura. Podem discordar."

[MUNDO] Construção de fábrica é suspensa após 1 mi de mensagens SMS na China

Um milhão de torpedos (mensagens de celular) enviados por cidadãos convenceram o governo local de Xiamen, da Província de Fujian (leste da China), a suspender a construção de uma fábrica química "altamente poluidora". A informação é da agência estatal Xinhua.

A campanha foi lançada por um grupo de opositores à instalação da fábrica de paraxileno, produto petroquímico utilizado na fabricação de poliéster e garrafas PET. O grupo teme o impacto ambiental da fábrica e suas conseqüências para a saúde de trabalhadores e moradores da região.

O governo anunciou a suspensão do projeto, avaliado em US$ 1,4 bilhão, promovido por um grupo taiuanês e que deveria produzir 800 mil toneladas de paraxileno ao ano. O composto é cancerígeno em potencial se entra em contato com humanos.

As mensagens de protesto afirmavam que a fábrica, já em processo de construção, constitui "uma bomba atômica em potencial", já que está situada a apenas sete quilômetros do centro de Xiamen, perto de áreas residenciais e centros de educação.

Em março, 105 assessores da Assembléia Nacional Popular (ANP, Legislativo) haviam advertido quanto aos riscos desse projeto durante uma sessão parlamentar em Pequim.

A poluição derivada do acelerado desenvolvimento industrial se transformou em um dos grandes problemas da China, com sérias conseqüências para a saúde de seus habitantes e para o ambiente.

Essa poluição e a exposição dos alimentos a produtos químicos elevaram a incidência do câncer entre os chineses nos últimos anos. Além disso, 70% dos rios e 90% das águas subterrâneas do país estão contaminados, segundo as estatísticas do governo.


Eh... no Brasil as coisas não funcionam nem se for em alto e bom som:



[CIÊNCIA] Criatura encontrada em lagoa no RJ preenche lacuna evolutiva

EDUARDO GERAQUE
da Folha de S.Paulo

Uma criatura que vive na lagoa de Araruama, no Rio de Janeiro, é tão diferente de tudo o que a ciência já viu que levou mais de 25 anos até que alguém entendesse o que ela era.

Agora que já se entendeu, o Magnetoglobus multicellularis (literalmente, "bola magnética multicelular") já pode ser devidamente apresentado. Ele vem preencher um hiato evolutivo que sempre separou os seres procariontes (seres sem núcleo celular definido) dos eucariontes (que têm núcleo definido).

"Descrevemos o organismo como sendo uma bactéria multicelular", explica Henrique Lins de Barros, físico do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) e co-autor do estudo descrevendo a criatura.

O artigo é capa da edição de junho da revista "International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology".

Para o pesquisador, está claro que o organismo estudado por eles não é uma colônia, forma pela qual as bactérias também podem se organizar. "Não é uma por uma série de motivos. Quando uma das células é retirada, por exemplo, o organismo morre. Existe troca de informações entre as células, elas não são independentes."


»» matéria completa aqui

[CIÊNCIA] Cientistas criam roedor "à prova de frio" nos EUA

Uma ninhada de camundongos geneticamente modificados para se tornarem insensíveis ao frio ajudou cientistas a descobrirem qual é a molécula responsável por transmitir a sensação de temperatura baixa em mamíferos. Em estudo publicado hoje, os pesquisadores mostram que a proteína que faz o cérebro receber a informação sobre frio é a TRPM8, a mesma que reage em contato com balas mentoladas na boca.

O experimento com os roedores, elaborado pela equipe do bioquímico David Julius, da Universidade da Califórnia em San Francisco, deve por fim a uma polêmica nessa área de pesquisa, na qual alguns grupos ainda defendiam teorias diferentes. "O TRPM8 pode não ser o único receptor de frio, mas acho que podemos dizer que é o principal", disse Julius à Folha.

Após mostrarem que a falta da proteína na superfície dos neurônios deixava os roedores insensíveis ao frio, os pesquisadores ainda fizeram experimentos com pedaços de pele extraídos dos animais e com neurônios isolados para confirmar o resultado.

O TRPM8 é uma proteína classificada pelos cientistas como um "canal" que fica na superfície de neurônios. Quando em contato com moléculas de mentol --ou com outras que o corpo produz quando submetido ao frio--, ela bombeia cálcio para dentro do neurônio, fazendo-o disparar um impulso elétrico que transmite a sensação de frio ao cérebro. Um estudo descrevendo o processo saiu ontem no site da revista "Nature" (www.nature.com).

»» matéria completa aqui

[TECH] Empresa promete SIM card com GPS embutido

“Querida, encolhi o GPS”. Esse poderia ser o título do filme estrelado pelos pesuisadores da BlueSky Positioning, companhia britânica que anunciou aos quatro ventos que conseguiu espremer dentro do já minúsculo cartão SIM, utilizado pelos celulares GSM para se conectarem à rede de telefonia móvel, um sistema completo de GPS, ou seja, com antena e tudo o mais.

Pois é, embora seja difícil de acreditar, pelo que parece eles conseguiram mesmo realizar tal façanha, já que o anúncio foi feito durante um dos eventos mais respeitados do setor, o SIMposium, ocorrido há alguns meses, em Berlim, Alemanha. Tudo bem, a idéia é bacana e tals, mas será que esse micro-GPS, “ensanduichado” entre a circuitaria do telefone e a bateria, é capaz de captar o sinal de um satélite? Há controvérsias...

quinta-feira, maio 31, 2007

[HUMOR] A/C Osama Bin Laden

Recebi a imagem por e-mail com o assunto: "repasse até chegar no Osama"

hehehehehe na atual conjuntura, faz sentido!

quarta-feira, maio 30, 2007

[TESTE] Internet: você é um viciado?

O Teste de Vício em Internet é a primeira medida validada e confiável de uso dependente da Internet.

> Ouça: Para viciados, internet é como Prozac

Desenvolvido pela Dra. Kimberly Young, o IAT é um questionário de 20 itens que mede graus leve, moderado e severo de Vício em Internet.

Para avaliar seu grau de dependência, responda às perguntas a seguir usando essa escala:
1 = Raramente.
2 = Às vezes.
3 = Freqüentemente.
4 = Geralmente.
5 = Sempre.

Depois some os pontos e veja o resultado no final deste texto

1. Com que freqüência você acha que passa mais tempo on-line do que pretendia?

( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

2. Com que freqüência você negligencia as tarefas domésticas para passar mais tempo online?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

3. Com que freqüência você prefere a emoção da internet à intimidade com seu/sua parceiro(a)?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

4. Com que freqüência você constrói novos relacionamentos com amigos usuários online?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

5. Com que freqüência outras pessoas em sua vida se queixam a você sobre a quantidade de tempo que você passa online?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

6. Com que freqüência suas notas ou tarefas da escola sofrem por causa da quantidade de tempo que você passa online?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

7. Com que freqüência você checa seu e-mail antes de qualquer outra coisa que você precise fazer?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

8. Com que freqüência seu desempenho ou produtividade no trabalho sofre por causa da internet?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

9. Com que freqüência você fica na defensiva ou guarda segredo quando alguém lhe pergunta o que você faz online?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

10. Com que freqüência você bloqueia pensamentos perturbadores sobre sua vida com pensamentos leves da internet?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

11. Com que freqüência você se pega pensando em quando você vai entrar online novamente?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

12. Com que freqüência você teme que a vida sem a internet seria chata, vazia e sem graça?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

13. Com que freqüência você estoura, grita ou se mostra irritado(a) se alguém lhe incomoda enquanto você está online?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

14. Com que freqüência você dorme pouco por ficar logado(a) até tarde da noite?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( )Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

15. Com que freqüência você se sente preocupado(a) com a internet quando está offline ou fantasia que está online?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

16. Com que freqüência você se pega dizendo "só mais alguns minutos" quando está online?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

17. Com que freqüência você tenta diminuir a quantidade de tempo que fica online e não consegue?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

18. Com que freqüência você tenta esconder quanto tempo você está online?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica


19. Com que freqüência você opta por passar mais tempo on-line em vez de sair com outras pessoas?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

20. Com que freqüência você se sente deprimido(a), mal-humorado(a) ou nervoso(a) quando está offline e esse sentimento vai embora assim que você volta a estar online?
( ) Raramente
( ) Às vezes
( ) Freqüentemente
( ) Geralmente
( ) Sempre
( ) Não se aplica

Resultado:
20 - 49 pontos: Você é um usuário médio da internet. Pode ser que às vezes você surfe um pouco demais na Web, mas você tem controle sobre seu uso.

50 -79 pontos: Você tem passado por problemas ocasionais ou freqüentes por causa da internet. Você deve avaliar seu impacto total em sua vida.

80 - 100 pontos: O uso que você faz da internet está provocando problemas significativos em sua vida. Você deve avaliar o impacto da internet em sua vida e abordar os problemas causados diretamente por seu uso da internet.

UPDATE: Atingi 66 pontos :$ ! E viva o blog hehehe!

[BRASIL] Projeto de crimes digitais volta à pauta na Comissão do Senado

São Paulo - Adiada na quarta-feira (23/05), projeto do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) tem nova chance de ser votado pelo Senado.

Após ter sua votação adiada há uma semana, o projeto que pretende regularizar o combate a crimes eletrônicos no Brasil proposto pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) voltará à pauta nesta quarta-feira (30/05).

Segundo a pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CJJ) do Senado Federal, divulgada na tarde desta terça-feira (29/05), o projeto do senador mineiro deverá ser o sexto item a ser apreciado pelos senadores.

> Ouça entrevista com senador Eduardo Azeredo

Na última quarta, a sessão foi encerrada pouco antes da apreciação do projeto substitutivo elaborado por Azeredo congregam as Lei da Câmara de nº 89, de 2003, e do Senado de nº 76 e 137, de 2000, que dizem respeitos a leis digitais.

O gabinete do senador mineiro confirmou que o texto a ser apresentado nesta quarta não sofreu alteração nenhuma em relação à última semana.

O substitutivo exige que provedores denunciem atitudes maliciosas de seus usuários e permite, por meio da chamada "defesa digital", contra-ataques sem regulamentação contra crackers.


by IDG Now!

[MUNDO] E assim caminha a humanidade

Rússia cria míssil considerado "indefensável"

A Rússia testou com sucesso nesta terça-feira um novo modelo de míssil balístico intercontinental, que atingiu um alvo a 5,5 mil km a leste do local onde foi lançado, na base de Plesetsk, ao norte de Moscou.

O vice-primeiro-ministro russo, Seguei Ivanov, disse que o novo míssil, o RS-24, faz parte de um sistema capaz de superar qualquer defesa antimíssil que existe ou seja criada no futuro.

"Do ponto de vista de defesa e segurança, os russos podem ficar tranqüilos acerca do futuro do país', disse Ivanov, de acordo com a agência de notícias russa Interfax.

O RS-24, que tem capacidade de carregar até dez ogivas, vai substituir dois modelos de mísseis balísticos intercontinentais, o RS-18 e o RS-20, conhecidos respectivamente no Ocidente por SS-19 Stilleto e SS-18 Satan.

Também nesta terça-feira, a Rússia testou com sucesso um novo e avançado modelo de míssil com alcance de 300 km, que deve ser incluído no arsenal do país a partir de 2009.

segunda-feira, maio 28, 2007

[CIÊNCIA] Ártico perde 15% de seu gelo a cada década, adverte cientista

da Efe, em Barcelona

O meteorologista canadense Michel Béland, um dos grandes especialistas em clima polar, advertiu que a cada década o Ártico perde 15% de sua superfície gelada, fenômeno que está ocorrendo no dobro da velocidade que os cientistas previam.

"Caso essa tendência continue, diria que o Ártico não terá gelo já nos próximos 30 ou 40 anos --e não no final do século, como defendem alguns cientistas--, já que as observações vão nessa direção", disse Béland.

O especialista, que acumula mais de 25 anos de experiência no estudo do clima polar, mantém uma postura de "pessimismo" em relação ao aquecimento global do planeta, fenômeno que, na sua opinião, "irá se acelerar nos próximos anos".

Ele também adverte que essas mudanças levarão ao desaparecimento de todo o gelo do Ártico no verão, o que afetará não apenas esta zona, mas toda a população mundial.

Béland disse que alguns cientistas acreditam que esse degelo em massa poderia aumentar o nível do mar em um a seis metros, o que deixaria milhões de deslocados.

O especialista está em Barcelona para participar do ciclo de conferências organizado pela Fundação Caixa Catalunya, por ocasião do Ano Polar Internacional.

Béland afirmou que os pólos são as zonas do planeta onde, devido às suas características atmosféricas e climáticas, os efeitos da mudança climática são mais intensos. Por isso, o que acontecer nesse lugar pode servir de aviso em relação ao que pode ocorrer no resto do planeta.

"São como sentinelas, como reservatórios do que acontece nas regiões temperadas", disse Béland.

"O risco é que essa mudança de clima ocorra tão depressa que não dê tempo às espécies de se adaptar. Os ursos polares, por exemplo, precisam de gelo para caçar focas, mas agora esse gelo está tão longe do litoral que têm de nadar distâncias muito longas para chegar a ele, e muitos se afogam", denunciou. Segundo Béland, até o momento houve uma redução de 20% da população de ursos polares.

O especialista, que preside a Comissão de Ciências da Atmosfera da Organização Meteorológica Mundial, disse também que as mudanças nas regiões polares têm grande incidência no clima do resto do planeta, assim como na circulação dos oceanos.

"Se os pólos se aquecerem demais, essa circulação pode ser interrompida, o que teria grandes impactos no clima europeu. Se a corrente do golfo fosse interrompida, o clima da Europa seria completamente diferente do que é agora", considerou.

Michel Béland trabalha como assessor especial do Ministério da Ciência do Canadá.

[TECH] IBM apresenta a "Ferrari" dos processadores

A corrida dos chips, que havia dado uma pausa nos últimos tempos, ganhou um novo lance. A IBM lançou o processador mais rápido do mundo: o Power6. Com dois núcleos (dual core), o chip roda a 4,7 GHz, gerando menos calor e consumindo menos energia que os antecessores, segundo a empresa. Graças à avanços no processo da fabricação, a IBM conseguiu alojar 790 milhões de transistores (componentes elétricos) em um espaço pouco maior que um polegar.

O Power é capaz de diminuir o gasto elétrico ou mesmo entrar em hibernação automaticamente caso não haja nada para fazer. Mas não se empolgue: ao menos nos próximos anos, esse monstro será voltado somente para servidores, não para seu micro de casa.

Eu queria um desses no meu celular hehehe =)

[CINEMA] Por enquanto nada de aposentadoria para o Aranha

Após a estréia triunfal de Homem-Aranha 3 em todo o mundo, o estúdio Sony Pictures anunciou que a rentável franquia do super-herói pode ter ainda outras quatro novas seqüências.

De acordo com o jornal Daily Variety, o co-presidente do estúdio, Amy Pascal, teria garantido que o terceiro filme não representa o fim da série. "Haverá o quarto, o quinto, o sexto e o sétimo", disse o empresário.

Somente em seu primeiro fim de semana de exibição, Spider-Man 3 arrecadou cerca de US$ 148 milhões, superando a marca atingida anteriormente pelo filme Piratas do Caribe: O Baú da Morte.

O terceiro filme do super-herói conta novamente com os atores Tobey Maguire e Kirsten Dunst nos papéis principais. Na nova aventura, dirigida por Sam Raimi, o Homem Aranha tem de enfrentar o Novo Duende, o Homem-Areia e o vilão Venom.

[HUMOR] Quem mandou casar?

Piada enviada pela minha amiga Franciele =)

Duas semanas de casamento, o marido apesar de feliz, já estava com uma vontade
reprimida de sair com a galera pra fazer a festa. Assim, ele diz a sua queridinha:

- Amorzinho, vou dar uma saidinha mas não demoro...
- Onde você vai, meu docinho...?
- Ao barzinho, tomar uma geladinha.

A mulher bota a mão na cintura e lhe responde:
- Quer cervejinha, meu amor ???

Nesse momento abre a porta da geladeira e lhe mostra 25 marcas diferentes de cervejas de 12 paises, alemãs, holandesas, japonesas, americanas, mexicanas,etc.

O marido sem saber o que fazer, lhe responde:
- Meu docinho de coco... mas no bar... você sabe... o copo gelado...

O marido nem terminou de falar, quando a esposa interrompe a sua conversa e lhe fala:
- Quer copo gelado, amor?

Nesse momento ela pega no freezer um copo bem gelado, branco, branco, que até tremia de frio.

O marido responde:
- Mas minha princesa, no bar tem aqueles salgadinhos gostosos... Já estou voltando, tá?
- Quer salgadinho, meu amor???

A mulher abre o forno e tira 15 pratos de salgadinhos diferentes, quibe, coxinha, pastel, pipoca, amendoim, coração de galinha, queijo derretido, torresmo...

- Mas, minha Pixunguinha... la no bar... voce sabe.... os palavrões, tudo aquilo...

- Quer palavrões, meu amor???

ENTÃO VAI TOMAR NO CÚ PORQUE DAQUI VOCÊ NÃO SAI NEM FODENDO SEU FILHO DA PUTA... E SE VOCÊ TENTAR MAIS UMA DESCULPINHA DE MERDA COMIGO EU TE CORTO O SACO FORA...

domingo, maio 27, 2007

[TESTE] VOCABULÁRIO

Teste o seu vocabulário


Resultado: 22 pontos

Parabéns! Você está acima da média e prova com isso que é uma pessoa amante da literatura e que domina muito bem a língua portuguesa. Pessoas como você se expressam bem em qualquer meio e não têm praticamente dificuldade alguma em entender textos considerados eruditos. Continue praticando. Quem sabe um dia você não se torna um filólogo?
Eu tenho um excelente vocabulário.

Teste Seu Vocabulário.

Oferecimento: InterNey.Net

 
Visitante(s) Online no BLOG.