segunda-feira, junho 04, 2007

[CIÊNCIA] Macacos raciocinam em função de probabilidade de sucesso, diz estudo

da Efe, em Londres

Uma equipe americana de cientistas descobriu que não são apenas os humanos que pensam em alternativas em função das probabilidades de sucesso. Os macacos também são capazes de tomar decisões em função do que eles calculam que ajudará a obter uma recompensa maior.

Publicado pela revista científica britânica "Nature", o estudo demonstra que os neurônios do lóbulo parietal do cérebro dos primatas também realizam os processos relacionados à tomada de decisões baseadas em suas probabilidades de êxito.

Liderado pelos professores Tianming Yang e Michael Shadlen, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, a equipe de pesquisadores treinou dois macacos rhesus para que optassem entre um par de objetos coloridos.

Antes, mostraram aos primatas de forma seqüencial quatro figuras --cada uma levava a um índice maior ou menor de probabilidade de recompensa. Os macacos aprenderam a usar a informação probabilística a partir das diferentes combinações dessas figuras e a raciocinar em cima de qual delas traria maior chance de sucesso.

Tomar decisões é um processo complicado que geralmente se baseia em mais de uma evidência. O cérebro precisa combinar todas as opções para maximizar as probabilidades de sucesso.

Ao escanear uma área do córtex cerebral dos primatas, os cientistas demonstraram que os neurônios dessa região fizeram um cálculo básico de probabilidades antes de o animal escolher a opção mais promissora.

Segundo os autores, os macacos têm capacidades, embora em estágio primitivo, de dedução probabilística, faculdade que também é encontrada nos humanos, e que se baseia na extração e combinação de uma série de símbolos visuais.

 
Visitante(s) Online no BLOG.