sexta-feira, março 23, 2007

[TECH] Bateria usa açúcar como combustível

Os dias de vilania do açúcar - um dos maiores responsáveis pelo surgimento de cáries e de barriguinhas salientes do mundo - estão chegando ao fim. É que um grupo de pesquisadores da universidade de Saint Louis, no estado norte-americano do Misouri, anunciaram o desenvolvimento de uma célula combustível que pode extrair eletricidade de qualquer fonte de açúcar, o que inclui refrigerantes, xaropes, geléias e afins. Imagine poder religar seu então esgotado iPod com uma bala Chita ou Juquinha? É o máximo, não?

Outra vantagem oferecida por essa novidade é sua autonomia, que é pelo menos três vezes maior do que as baterias de lítio-íon que já utilizamos hoje em dia. Segundo o site I4U, uma prova de conceito foi realizada com o invento. Uma bateria do tamanho de um selo postal, devidamente abastecida com coca-cola, manteve uma calculadora portátil ligada (por não se sabe quanto tempo, infelizmente). A expectativa é que essas baterias açucaradas estejam disponíveis no mercado dentro de cinco anos.

[CIÊNCIA] Pesquisadores criam lupa mais poderosa do mundo

Dois grupos de pesquisa anunciam hoje ter fabricado lentes que ampliam imagens de objetos com poucas dezenas de nanômetros (milionésimos de milímetros). Até poucos anos atrás, era considerado impossível fazer isso usando luz visível, mas cientistas que trabalham com metamateriais --materiais de estrutura complexa, controlada microscopicamente-- romperam o limite.

Quando estiver disponível comercialmente, a aplicação pode abrir uma nova janela para a biologia. "Será possível ver biomoléculas trafegando dentro de uma célula, para o que a óptica atual ainda não tem resolução suficiente", disse à Folha o físico chinês Xiang Zhang, da Universidade de Berkeley (EUA), que publica estudo hoje descrevendo sua invenção.

O problema de trabalhar com objetos nanoscópicos é que alguns deles são menores que o comprimento de onda da luz. Não dá para focalizar a imagem que sai deles com uma lente comum, pois os raios luminosos acabam se embaralhando.

»» matéria completa aqui

[SEI LÁ] Contando ninguém acredita: Inglesa alérgica a celulares tem coceiras e dor de cabeça quando usa o aparelho

Mais uma inglesa é atestada como alérgica às redes criadas pelos telefones móveis. É isso mesmo, Debbie Bird, de Manchester, não pode usar celulares nem qualquer tipo de aparelho que emita ondas eletromagnéticas senão ela tem terríveis dores de cabeça, coceiras na pele e inchaço das pálpebras.

Entre os aparelhos dos quais Bird deve estar sempre distante também estão fornos de microondas e carros com computadores ou celulares embutidos. Para conseguir viver tranquilamente (pelo menos dentro de casa) a vítima do mal teve de pintar as paredes com uma tinta de carbono isolante, cobrir as janelas com filme protetor e dormir dentro de uma espécie de gaiola metálica.

[BLOG] Poucas postagens

Bom... vocês devem ter percebido que o ritmo das postagens tem diminuído. Acontece que estou trocando de apartamento e no lugar para onde vou ainda não está pronto, falta colocar os móveis no lugar e instalar a ADSL.

Portanto, o BLOG vai continuar neste ritmo até que eu consiga terminar tudo.

Let's Go!

Abraços a todos!

quinta-feira, março 22, 2007

[POLÍTICA] Dança da Pizza completa 1 ano

A falta de vergonha na cara, infelizmente, faz história e marca época no Brasil.
Uma data como essa não deveria nem ser lembrada... mas como aqui tudo acaba em carnaval, vamos comemorar 1 Ano de Dança da Pizza! Parabéns!

Sim... estou sendo sarcástico. Ao extremo.

» Matéria que saiu no G1

Para comemorar a absolvição do colega de partido João Magno, a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) protagonizou a "dança da pizza" em sessão realizada no final da noite de 22 de março e encerrada durante a madrugada do dia 23 de março de 2006.

Fotos da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) dançando no plenário (Beto Barata/Agência Estado)

Depois da repercussão negativa do caso, Guadagnin negou que sua atitude tenha sido um desrespeito. "Quase não havia mais nenhum parlamentar no plenário", disse a petista, destacando que tudo não passou de "um ato espontâneo”.

No entanto, o comportamento da petista foi criticado pela Câmara, que a afastou do Conselho de Ética na época. Nas eleições do ano passado, Guadagnin não se elegeu para um novo mandato na Câmara dos Deputados. Ela recebeu 37.859 votos, contra 153.931 obtidos em 2002.

[HUMOR] José Simão - Turismo! Marta viaja na maionese!

BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Direto do País da Piada Pronta!

A Volta da Marta Viva! Todo mundo só quer falar da Marta! Martamania ou martafobia?! E sabe por que ela foi escolhida pra ministra do Turismo? Porque vive viajando na maionese. Rarará!

Maionese Airlines! E os vôos atrasam tanto que ela vai criar a taxa de espera de embarque. E o blog Comentando revela qual será a primeira providência dela como ministra. Tirar um passaporte novo. Rarará!

E o Waldir Pires sai do Ministério da Defesa. E vai pro Ministério da Leseira! Sinistério da Leseira! E o Lula diz que os usineiros são heróis. Tá vivendo a crise dos gibis: os ministros são heróis, os usineiros são heróis, e os mensaleiros são heróis!

I LOVE LUCIANTA! Mais uma da minha morenanta predileta, Lucianta Gimenez. A Preta Gil explicava que seu pai (o menestrel Gil) teve problemas em registrá-la porque o escrivão não aceitava o nome Preta. E aí o pai argumentou: "Se tem Branca, Rosa, Violeta por que não Preta?". E a Lucianta: "E Priscila!" Priscila é cor? Só se for rosa: Priscila, Rainha do Deserto. O arco-íris da Lucianta: branca, violeta, rosa e priscila! Daltonismo mental.
Rarará!

E a top model Naomi Campbell que, de tanto agredir os outros, acabou pegando uma bela pena alternativa: faxineira! E diz que arrasou no primeiro dia como faxineira. Naomi, tô precisando de diarista. Rarará! Como diz um amigo meu: já imaginou encoxar a Naomi no fogão enquanto ela prepara o meu feijão? Rarará! É mole? É mole, mas sobe. Ou, como diz o outro: é mole, mas chacoalha pra ver o que acontece!

Antitucanês Reloaded, a Missão. Continuo com a minha heróica e mesopotâmica campanha 'Morte ao Tucanês'. Acabo de receber mais um exemplo irado de antitucanês. É que em Mirassol, interior de São Paulo, tem uma sorveteria chamada MYCHUP! Rarará! Mais direto, impossível. Viva o antitucanês! Viva o Brasil!

E atenção! Cartilha do Lula. Mais um verbete pro óbvio lulante. 'Temperança': condimentos pra churrasco na casa dos companheiro! Rarará! O lulês é mais fácil que o inglês. Nóis sofre, mas nóis goza. Hoje só amanhã. Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno. No Ponto G. PONTO G É PONTO GARANHUNS!

quarta-feira, março 21, 2007

[TESTE] Teste a Sua Inteligência

Vi este teste no InterNey e respondi. O resultado foi o seguinte:

13 pontos

Você tem um nível de inteligência um pouco acima do normal. Provavelmente já desconfiava disso, mas agora está comprovado. Você está entres os 20% de pessoas com inteligência acima da média. Parabéns, pois falta pouco para se tornar um gênio.

Bom... fico feliz em saber que não sou um retardado hehehe

»» Quer fazer o teste também? Clique aqui =)

[MEIO AMBIENTE] Cada dia uma notícia mais tenebrosa

Mudanças climáticas, poluição, retirada exagerada de água e desenvolvimento estão matando alguns dos rios mais famosos do mundo, incluindo o Yangtzé, na China, o Ganges, na Índia, e o Nilo, no Egito, disse nesta terça-feira o grupo de conservação WWF.

» Bacia do Prata está entre as ameaçadas

No lançamento global do relatório "Os 10 principais rios do mundo em risco", o grupo de Genebra afirma que muitos rios podem secar, afetando centenas de milhões de pessoas e matando formas de vida aquáticas únicas.

O relatório, lançando antes do "Dia Mundial da Água", na quinta-feira, cita a necessidade de mais proteção também para o Rio Grande (Estados Unidos), o Mekong e o Indus (Ásia), para o Danúbio (Europa), o La Plata (América do Sul) e ao australiano Murray-Darling.

"Se estes rios morrerem, milhões de pessoas perderão o sustento, a biodiversidade será destruída em grande escala, haverá menos água e agricultura, resultando em menos segurança alimentar", disse Ravi Singh, secretário-geral da WWF-Índia.

A bacia do Yangtzé é uma das áreas de rios mais poluídas do mundo devido a décadas de industrialização, construção de represas e sedimentação em decorrência do uso da terra.

As mudanças climáticas, com temperaturas mais altas, também significam consequências devastadoras para a pesca, fornecimento de água e segurança política na árida bacia do Nilo.

A bacia do Ganges representa quase um terço de toda a superfície da Índia e uma em cada 12 pessoas do mundo depende desse rio para pescar e praticar agricultura, informou a WWF. O rio, que é sagrado para os hindus, abriga mais de 140 espécies de peixes, 90 espécies de anfíbios e o golfinho do Ganges, ameaçado de extinção.

Mas a WWF alerta que os afluentes do Ganges estão morrendo por causa de barragens que desviam grandes quantidades de água para irrigação. A qualidade da água também está se deteriorando e mudanças climáticas terão um sério impacto nas geleiras - responsáveis por 30% a 40% das águas do Ganges - que já estão recuando.

"O Ganges é a nossa força, nossa pureza, por levar nossos pecados embora e precisamos fazer algo para salvá-lo", disse o clérigo hindu Akhilesh Kumar Sharma, da cidade de Narora, norte da Índia, às margens do rio.

Créditos: Reuters

[VÍDEO] Cacetadas

Mais um da série: "Provas da Imbecilidade Humana!" hehehe!



Vi lá no OMEdI e tive que postar aqui! ;) Mto bom!

terça-feira, março 20, 2007

[TECH] Parabéns ao Mouse de Computador, que hoje completa 45 Anos ;)

Em 1962, Douglas Engelbart, do Instituto de Pesquisa Stanford, nos EUA, descreveu aquilo que viria a se tornar o mouse, um acessório que transformou a maneira como os internautas interagem com os computadores. Com esse protótipo nada ergonômico da foto ao lado, o inventor norte-americano tinha o objetivo de mudar a maneira como as pessoas manuseavam informações contidas em computadores.

A idéia nasceu muito vaga, descrita no estudo “Augmenting Human Intellect: A Conceptual Framework” (Ampliando o Intelecto Humano: um Arcabouço Conceitual), considerado a principal obra do inventor. “Uma caneta leve (uma ferramenta com formato de caneta com cabo flexível ligado ao console eletrônico) pode ser apontada por um humano a um símbolo ou linha na tela e o computador poderá determinar automaticamente para onde a caneta está apontando”, descreveu.

O acessório foi patenteado em 1970, como um “indicador de posicionamento X e Y para monitores”. Uma roda era usada para “traduzir” o movimento do mouse para o movimento do cursor mostrado na tela. “Para Engelbart, essa era apenas uma parte de um sistema tecnológico muito maior, que tinha como objetivo facilitar o aprendizado e a colaboração global”, diz um texto do instituto de pesquisa SRI International, ligado à Universidade de Stanford até 1970, onde o inventor trabalhou.

Em 2000, o inventor desse dispositivo ganhou do então presidente Bill Clinton a Medalha Nacional de Tecnologia, um prêmio de reconhecimento a pessoas responsáveis por grandes inovações tecnológicos.

»» clique aqui para ver as imagens da evolução do nosso bom e velho mouse ;)

[MUNDO] Mulheres condenadas á morte por apredrejamento no Sudão!

Duas mulheres sudanesas foram condenadas à morte por apedrejamento por terem cometido adultério, informou nesta terça-feira a organização de direitos humanos Anistia Internacional.

As rés foram consideradas culpadas ao final de um processo em que não foram auxiliadas por um advogado e que foi julgado em árabe, que não é compreendido por nenhuma das duas.

Sadia Idriss Fadul foi condenada no dia 13 de fevereiro, e Amouna Abdallah Dldoum no dia 6 de março. As sentenças podem ser executadas a qualquer momento, segundo um comunicado da organização.

As duas mulheres pertencem a uma tribo que não fala árabe, mas os processos, realizados no estado central de Ghezira, se desenvolveram em árabe e sem a presença de intérpretes.

A Anistia Internacional afirmou ainda que "uma das mulheres, Sadia Idriss Fadul, está com um de seus filhos na prisão com ela".

O homem que foi processado pelo mesmo crime com Fadul foi solto porque não havia provas suficientes contra ele.

- - E ainda existe ANIMAIS que "julgam" e punem desta forma!
Desculpa-me a ofensa, se algum cachorro, leão, ou macaco se sentiu ofendido pelo mal uso da palavra animal =/

[TECH] Da série: "Coisas que a tua mãe iria adorar, tua esposa muito mais!"

Cada feira de tecnologia tem suas ondas de trecos e traquitanas high tech. Na CeBIT 2007, nada é tão presente quanto porta-retratos digitais.

De LCD, eles normalmente têm tela de sete polegadas, com molduras coloridas. Alguns até imitam madeira. A primeira geração desses porta-retratos foi um desastre, porque eles davam mais problema de compatibilidade do que exibiam foto. Agora, aparentemente, as dificuldades ficaram para trás.

Os porta-retratos geralmente exibem as fotos diretamente de cartões de memória, com imagens únicas ou slide shows que alternam várias fotografias. Alguns deles chegam a exibir vídeo e uma infinidade de formatos. Os feitos pela empresa chinesa Jetion, por exemplo, trabalham até com DivX e Xvid, além de VCD, MP3, WMA e suportam USB, SD, MS, CF, MMC...

Dispensando os PCs para exibir fotos, vários porta-retratos digitais capricham na forma. Os da empresa HKC, também da China, tem molduras intercambiáveis. Outros buscam formatos completamente diferentes. A companhia holandesa Compositor, por exemplo, faz chaveiros -porta-retratos. Já dá para imaginar o que vem pela frente...

Os porta-retratos tendem a ser produzidos por empresas que fazem outros tipos de telas de LCD. Nem os grandes fabricantes, como a Samsung, escapam da mania. Seu modelo quase passa despercebido entre as centenas de produtos que exibe na feira, mas está lá. Para fabricantes menores, a importância dos porta-retratos cresce. É o caso da empresa de Taiwan Mustek, cujas molduras de oito polegadas, com MP3, disputam espaço com players multimídia e TVs.

[TECH] E o Google Phone vem aí!

O Google desenvolve um celular para atender ao grande público. Empresa descarta modelo sofisticado.

Os rumores são reforçados por declaração de um representante da empresa na Espanha que reconheceu na semana passada que um projeto do tipo está sendo "examinado" pelo grupo.

O Google não comentou diretamente sobre os rumores na Europa e Estados Unidos sobre a criação de um celular de baixo custo capaz de se conectar à Internet e equipado com tela colorida e ampla. Jornais e blogs vêm dizendo nos últimos meses que o Google está em contato com fabricantes asiáticos de celulares sobre o projeto.

"A telefonia móvel é uma área importante para o Google", disse Erin Fors, porta-voz da empresa, na sexta-feira. "Continuamos concentrados na criação de aplicativos e desenvolvimento de parcerias com líderes setoriais para serviços inovadores aos usuários em todo o mundo. No entanto, não temos nada mais a anunciar."

»» matéria completa, clique aqui

[WEB] YouTube premiará os melhores vídeos de usuários

O site de compartilhamento de vídeos YouTube anunciou nesta segunda-feira, 19, a criação de um prêmio para os melhores vídeos criados pelos usuários em 2006. Serão premiados os melhores clipes em sete categorias: vídeo mais criativo, mais inspirador, melhor série, melhor comédia, músico do ano, melhor comentário e vídeo mais adorável.

Os candidatos, selecionados pelo YouTube, serão listados em uma galeria chamada YTAwards (ainda não disponível). Usuários do site de compartilhamento de arquivos poderão votar em seus favoritos até esta sexta-feira e os vencedores serão anunciados no dia 25 (domingo).

Os ganhadores receberão um troféu. "Queríamos fazer uma distinção para os vídeos mais populares, deixando os usuários escolherem quais precisam de um reconhecimento adicional", disse Jamie Byrne, chefe de marketing de produto no YouTube.

Entre os candidatos estão séries conhecidas do grande público como a série fake Lonelygirl15 (mais sobre esta série aqui), Ask a Ninja e o vídeo com músicos sobre esteiras ergométricas da banda Ok Go (mais aqui).

Bom... só quero saber da Ruth Lemos, do Jeremias José, do Caninha, da Tapa na Pantera, da Piloto de Fuga... Entre outras pérolas Made in Brazil!


Thanks to Estadão

segunda-feira, março 19, 2007

[CAMPANHA] Plante uma Árvore


Pessoal!

Quero lançar aqui uma campanha na blogosfera e gostaria que meus parceiros ajudassem.
Recebi hoje um email que dizia o seguinte:

"Minha idéia para ajudar na redução da emissão de carbono foi pequena, mas "bonitinha". No aniversário de 2 anos do meu filho Arthur, meu marido, Luiz Maciel, e eu distribuímos 30 mudas, de seis espécies nativas da Mata Atlântica, como lembrancinha. Junto das mudas, compradas no Horto Florestal a R$ 1,00 cada, e embaladas num saquinho de estopa costurado por minha mãe, colocamos uma fichinha falando da espécie e seus principais cuidados. E, é claro, uma outra ficha com a foto de nosso filhos e os dizeres: "eu só queria distribuir doces e risadas, mas... o maior presente que eu e todas as crianças da terra podemos ganhar é a certeza de um futuro. Vamos plantar essa esperança? Obrigado, Arthur". Sei que mais de 20 dessas mudas já foram plantadas. e amigos se interessaram em fazer o mesmo",

A autore é Denise Bobadilha

Bom.... o desafio é simples

BLOGUEIRO, PLANTE UMA ÁRVORE! E INCENTIVE OS LEITORES A FAZER O MESMO ;)

Se cada um fizer a sua parte, podemos garantir um futuro melhor.
O Blog Idéias e Coisas Malucas tem 300 leitores por dia, se com este post eu conseguir, pelo menos 30 árvores já estarei satisfeito. Plantem suas mudas e enviem um email com a foto para pedrallijr@gmail.com que eu publico aqui.

Tem blog aí na internet que ultrapassa 2000 acessos diários, vamos colaborar!

FERRAMENTAS INTERESSANTES:

É possível calcular pela internet a parcela de CO2 que jogamos na atmosfera e, a partir desse número, saber quantas árvores são necessárias para limpar o estrago. Veja algumas opções:

Iniciativa Verde
Informe seu consumo de energia elétrica, gás e a quilometragem rodada pelo seu automóvel. O cálculo também pode ser feito por viagens aéreas. Em seguida, você pode pagar pelo número de árvores correspondentes e a organização se responsabiliza em plantá-las. O link para a ferramenta não está muito evidente na página. Para acessar direto, clique aqui.

Florestas do Futuro
Faça o cálculo referente ao transporte que utiliza. Opte pelas informações sobre carro, transporte coletivo ou avião. Neste caso, você também pode pagar pelas árvores a serem plantadas pela Fundação SOS Mata Atlântica. Além disso, há a possibilidade de escolher a bacia hidrográfica em que o plantio será feito. Clique aqui, para testar.

Carbono Neutro
O site oferece apenas a calculadora de CO2. A ferramenta, em inglês, divide suas emissões em gastos com transportes (carro, avião, ônibus e motos) e domésticos (eletricidade, gás natural e lixo). Clique aqui, para fazer as contas.



Abraços a todos e participem!

domingo, março 18, 2007

[TECH] Camiseta traz a estampa de um game Pong sendo disputado

Se você é um ardoroso fã de games, o site ThinkGeek está vendendo uma camiseta sob medida. Isso porque, em vez das estampas comuns, ela traz um "emocionante" jogo do pré-histórico Pong, como se uma partida estivesse sendo disputada.

A peça funciona com duas pilhas AAA e pode ir para a máquina de lavar como qualquer outra roupa. Custa US$ 25, um preço razoável para os geeks de plantão.

[CIÊNCIA] Água congelada em Marte formaria um oceano de 11 m

Imagens de radar do pólo Sul de Marte revelam que a região tem tanto gelo que o planeta seria coberto por uma camada de água de 11 metros de profundidade se ele derretesse.

Tanta água poderia facilitar futuras missões tripuladas a Marte; poderia permitir sua colonização; e, num cenário radical, permitir que o planeta se tornasse mais parecido com a Terra.

Mas tudo isso ainda é ficção, apesar de a realidade ser impressionante. Toda essa água é pura, como mostra o radar. E ainda falta analisar imagens do pólo Norte.

As imagens foram feitas pela sonda Mars Express, da Agência Espacial Européia. Os dados analisados agora são de observações de 2005 e 2006, nas quais foi possível sondar o solo até 3,7 km abaixo da superfície no pólo.

"Os depósitos em camadas do pólo Sul de Marte cobrem uma área tão grande quanto uma boa parte da Europa. A quantidade de água que eles contêm já foi estimada antes, mas nunca com o grau de confiabilidade que este radar torna possível", afirma Jeffrey Plaut, da Nasa, um dos líderes do estudo.

Para que exista ou tenha existido vida em Marte, essa água toda teria de, em algum momento do passado, ter existido na forma líquida. Isso deve ter acontecido antes, como mostram marcas na superfície marciana --que exigiriam, para serem feitas, uma boa quantidade de líquido, ainda mais que o que existe hoje na forma de gelo.

Mas um reflexo muito brilhante na imagem de radar deixou os cientistas perplexos --poderia ser uma fina camada de água líquida, apesar do frio de Marte.

Os pesquisadores dizem que o radar está fazendo seu trabalho 'extremamente bem' e que, em breve, poderão divulgar resultados ainda mais precisos, depois que for feito um melhor trabalho de sintonia dos dados enviados.

[BRASIL] Problema carcerário no país está longe de acabar

Pena mais longa pode gerar colapso nos presídios

O motivo da mais nova bronca é esse:

O Senado aprovou no dia 7 - e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem até o dia 2 para sancionar - mudança na lei que aumentará a permanência de autores de crimes hediondos na prisão. Outras medidas de endurecimento, em tramitação no Congresso, também devem resultar no aumento da população carcerária.


Hoje, as prisões brasileiras já comportam 103 mil presos (35%) acima de sua capacidade. "Vai estrangular o sistema", prevê o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Maurício Kuehne.

Cerca de um terço dos 401 mil presos do País cometeram crimes hediondos (assassinatos, seqüestros, estupros e tráfico de drogas). A nova lei permite que esses criminosos peçam relaxamento do regime fechado para o semi-aberto depois de cumprirem dois quintos (40%) da pena, e não mais um sexto (16%). Segundo Kuehne, por causa da demora na tramitação dos processos, os beneficiados cumprem de 40% a 50% da pena, e devem passar a cumprir entre 60% e 70%. Portanto, deverão ficar pelo menos um terço do tempo a mais na prisão.

Se a polícia fosse mais eficaz, o déficit de vagas dobraria: há mais de 100 mil mandados de prisão não cumpridos no País, estima o criminalista Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. A superlotação também só não é maior graças ao baixíssimo índice de resolução de crimes no Brasil, inferior a 10%; nos Estados Unidos, ele se aproxima de 50%.

A superlotação e o descontrole nos presídios têm relação direta com as ações do crime organizado, liderado, em São Paulo, pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). Os problemas não são novos e em 1994 foi criado o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), para construir, reformar e aumentar a segurança nos presídios - exatamente como agora o Congresso cria um fundo para amparar as vítimas de violência. Os recursos do Funpen - provenientes de 3% da arrecadação de todos os sorteios e loterias federais, de confiscos judiciais e de fianças não pagas - foram sistematicamente contingenciados, ao longo desses 13 anos, para ajudar na geração de superávit primário, a economia que o governo faz para pagar juros. O bloqueio chegou a 66% em 1996 e a 57% em 2003 (ver gráfico).

Nos últimos anos, tem diminuído a retenção do dinheiro. No calor dos ataques do PCC em São Paulo, em maio do ano passado, o governo federal liberou R$ 200 milhões. Hoje, segundo o Depen, de uma receita de R$ 1,5 bilhão desde 1994, estão retidos no Tesouro R$ 160 milhões. Com isso, se poderiam criar 6.400 vagas, já que o governo trabalha com um custo médio de R$ 25 mil por vaga. Na prática, seriam mais, porque o Funpen atua em convênios, com 10% a 30% de contrapartida dos Estados.

 
Visitante(s) Online no BLOG.