terça-feira, março 20, 2007

[TECH] Da série: "Coisas que a tua mãe iria adorar, tua esposa muito mais!"

Cada feira de tecnologia tem suas ondas de trecos e traquitanas high tech. Na CeBIT 2007, nada é tão presente quanto porta-retratos digitais.

De LCD, eles normalmente têm tela de sete polegadas, com molduras coloridas. Alguns até imitam madeira. A primeira geração desses porta-retratos foi um desastre, porque eles davam mais problema de compatibilidade do que exibiam foto. Agora, aparentemente, as dificuldades ficaram para trás.

Os porta-retratos geralmente exibem as fotos diretamente de cartões de memória, com imagens únicas ou slide shows que alternam várias fotografias. Alguns deles chegam a exibir vídeo e uma infinidade de formatos. Os feitos pela empresa chinesa Jetion, por exemplo, trabalham até com DivX e Xvid, além de VCD, MP3, WMA e suportam USB, SD, MS, CF, MMC...

Dispensando os PCs para exibir fotos, vários porta-retratos digitais capricham na forma. Os da empresa HKC, também da China, tem molduras intercambiáveis. Outros buscam formatos completamente diferentes. A companhia holandesa Compositor, por exemplo, faz chaveiros -porta-retratos. Já dá para imaginar o que vem pela frente...

Os porta-retratos tendem a ser produzidos por empresas que fazem outros tipos de telas de LCD. Nem os grandes fabricantes, como a Samsung, escapam da mania. Seu modelo quase passa despercebido entre as centenas de produtos que exibe na feira, mas está lá. Para fabricantes menores, a importância dos porta-retratos cresce. É o caso da empresa de Taiwan Mustek, cujas molduras de oito polegadas, com MP3, disputam espaço com players multimídia e TVs.

Nenhum comentário:

 
Visitante(s) Online no BLOG.