sábado, agosto 04, 2007

[TECH] Placa-mãe modesta

A ASUS anunciou o lançamento de uma linha de placas-mãe que trará um interessante sistema de refrigeração líquido pré-instalado. A novidade integrará uma linha high end deste componente, intitulada ROG (Republic of Games) e que trará os modelos ASUS Blitz Formula e ASUS Blitz Extreme.


O recurso conta com um bloco de refrigeração destinado exclusivamente para o chipset norte, que usa um heatpipe para se comunicar com o chip sul e também com uma tecnologia denominada Crosslink, que evita falhas ao usar o crossfire e ainda otimiza o funcionamento do sistema.



A linha ROG suporta os novos processadores da Intel com tecnologia de 45 nanômetros e logo abaixo do sistema de refrigeração encontra-se ainda um chipset Intel P35, capaz de executar até 8GB de memória RAM nas especificações DDR2 e DDR3, além de um FSB de até 1333MHz.



» bahhhh e eu comecei a minha odisséia digital num 386 SX com seus incríveis 20mhz de processamento, 4MB de memória, HD de 120mb, diskette de 5 1/4" e windows 3.11. Minha placa de vídeo era uma Trident 256 cores num slot VESA. Meu computador se destacava porque rodava Stunts, Street Road e Prince of Persia sem travar.

quinta-feira, agosto 02, 2007

[TECH] Nanogeradores transformam sangue em eletricidade

Um grupo de pesquisadores do Georgia Techs School of Materials Science and Engineering

conseguiram obter eletricidade a partir do fluxo sanguíneo, graças à implantação de nanogeradores.

A partir desta descoberta, seria possível implantar todo tipo de dispositivo médico dentro do corpo humano, sem a necessidade de baterias externas, como se usa atualmente.

Segundo o professor Zhong Lin Wang, que lidera as pesquisas, "tal tecnologia cria uma base sólida para a auto-produção de energia e a fabricação de nanodispositivos sem fios e nanosistemas em biofluidos ou qualquer outro tipo de líquido".

A eletricidade é obtida a partir do chamado "efeito piezoelectric". Graças a ele, é possível transformar energia mecânica em eletricidade, o que indica que tanto o fluxo sanguíneo quanto uma grande variedade de funções orgânicas são capazes de produzir energia.

De acordo com Wang, "movimentos mecânicos (como o movimento do corpo, contração de músculos, pressão sanguínea, entre outros) e energia hidráulica (fluidos do corpo, e a corrente e contração de vasos sanguíneos) são convertidos em energia elétrica".

quarta-feira, agosto 01, 2007

[TECH] Britânicos apresentam menor câmera do mundo

Dessa vez veio do Reino Unido (e não da cada vez mais onipresente China) uma boa novidade tecnológica. A companhia TDC anunciou que acaba de desenvolver o chip de CCD (a retina do "olho" de uma câmera digital) OV6920. Medindo apenas 1,4 mm quadrados, é o menor chip CMOS para câmeras já produzido no mundo.

Sua resolução máxima é de apenas 328 x 250, conta com controle automático de satuação de cor, exposição e gama. Como requer baixa alimentação elétrica de 3,3 volts em corrente contínua, o componente poderá ser utilizado em brinquedos, celulares e até em pílulas. Isso mesmo. Esse recurso tem sido utilizado por médicos para filmar seus pacientes por dentro. Realmente, o futuro nos reserva um mundo sem nenhuma privacidade.



By Gizmodo!


[BLOG] Tudo tem a primeira vez...

Até acidente de carro.... o primeiro deste blogueiro que vos escreve.

Que coisa mais desagradável =/

 
Visitante(s) Online no BLOG.