sábado, maio 26, 2007

[CIÊNCIA] Britânico fica 11 dias acordado e reivindica recorde

Um britânico disse ter batido o recorde mundial de privação de sono ao completar, nesta sexta-feira, 11 dias e noites acordado.


Tony Wright, 42, morador da região da Cornualha, estava tentando superar as 264 horas de vigília alcançadas por Randy Gardner nos Estados Unidos em 1964 e registradas no Livro Guiness dos recordes.

Desde então, a empresa deixou de computar novas tentativas de bater este recorde pelos riscos potenciais à saúde.

Wright combateu o cansaço bebendo chá, jogando sinuca, consumindo uma dieta rica em alimentos crus e mantendo um diário. Ele permaneceu o tempo todo em um bar na cidade de Penzance.

Vídeo

"Me sinto bem, foi meio cansativo, mas cheguei lá", disse ele à BBC.

A dieta escolhida teria sido importante para manter partes de seu cérebro operantes e despertas por longos períodos.

"Desligar uma parte do cérebro que está muito cansada e usar a outra torna a tarefa muito mais simples. Mas ambas estão bastante cansadas neste momento."

Durante a empreitada, ele percebeu que sua fala ficou por vezes incompreensível e as cores pareceram mais brilhantes. Ele foi monitorado por câmeras 24 horas por dia.

O diário em vídeo, segundo ele, é a prova de que ficou acordado durante os 11 dias.

[CIÊNCIA] Equipe encontra iceberg maior que Manhattan no Ártico

Pesquisadores de Canadá e Estados Unidos encontraram nesta semana um iceberg maior que a ilha de Manhattan (Nova York), onde instalaram sinalização luminosa para monitorar seu deslocamento pelo oceano Ártico, próximo ao norte canadense.

O iceberg de Ayles, de 16 km de comprimento e 5 km de largura, se desprendeu da ilha canadense de Ellesmere, próxima à Groenlândia, em agosto de 2005, mas foi descoberto apenas no ano passado.

O desprendimento foi tão violento que provocou tremores detectados por sismógrafos canadenses a 250 km do local. Eles não foram capazes de determinar o que ocorria naquele momento.

O geógrafo Luke Copland, da Universidade de Ottawa --que reconstituiu os acontecimentos a partir dos registros sísmicos e imagens de satélite-- e seu colega Derek Mueller, da Universidade do Alasca, em Fairbanks, pousaram no iceberg na terça-feira.

Os dois pesquisadores instalaram aparelhos que emitem sinais de satélite e permitirão que o iceberg seja monitorado, antecipando qualquer risco para as plataformas de petróleo que operam na região.

As imagens de satélite permitiram concluir que o iceberg já viajou pelo menos 100 km em direção ao sul desde seu desprendimento.

Diante do aquecimento global, Copland teme que as cinco áreas de glaciares próximas à ilha Ellesmere não se reconstituam.

As regiões polares da Terra têm sido as mais afetadas pelo aquecimento global. As temperaturas no Ártico aumentam cada vez mais rapidamente.

A espessura da camada de gelo será reduzida substancialmente até 2100, prevê o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) da ONU.

E viva o aquecimento global! =/

sexta-feira, maio 25, 2007

Notebook da Intel traz espessura pouco maior que a do RAZR (V3)

Se as empresas ainda têm dificuldades em lançar notebooks cada vez menores, pelo menos no quesito "fineza" a Intel já resolveu o problema. A empresa apresentou o Intel Mobile Metro Notebook, um portátil que tem 0,7" de espessura ou, mais precisamente, 1,7 cm fechado! Para efeito de comparação, ele é apenas 1/4 de polegada mais grosso que o celular RAZR da Motorola.


O equipamento foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Intel e a Ziba Design e também é bastante leve, pesando somente 2,25 kg. Segundo a fabricante de chips, ele trará conectividades Wi-Fi, WiMax e EV-DO, bateria com 14 horas de autonomia e, ao invés de um disco rígido tradicional, ele trará uma unidade de memória Flash. Outras especificações não foram informadas.


Preço? Não foi divulgado, mas não espere nada barato.
Data de chegada? Previsto para o final do ano.
Ah sim! Ele também será vendido em diferentes cores. =)



Eh... da série "Produtos que você ainda vai ter" huhu!

segunda-feira, maio 21, 2007

[TECH] Sem Perigo! Empresa lança cuecas que protegem espermatozóides da radiação de aparelho celulares!

Uma empresa chamada Isabobywear anunciou a criação de uma cueca que promete proteger seus espermatozóides contra os perigos do celular. Isso porque, segundo a fabricante, a peça evita que a radiação dos telefones comprometa a fertilidade dos "soldados"

Segundo a companhia, a tal cueca é feita a partir de fibras com partes de prata, o que evitaria que seus espermatozóides sejam atingidos pela radiação supostamente emitida por este tipo de aparelho. Nós dissemos ?supostamente? porque não há comprovação científica de que as torres de telefonia nem as antenas de celulares emitam qualquer tipo de radiação danosa ao ser humano. Preço e data de chegada ao mercado não foram divulgados.

[TECH] Um LINUX para todos! » estou usando ubuntu 7.04 agora «

Mais do que uma versão do Linux, o Ubuntu é um divisor de águas. O sistema operacional não é apenas tão simples quanto o Windows; é, em muitos pontos, mais fácil de usar do que o rival.

Quem se aventurar a instalar o Ubuntu precisará apertar menos botões e responder a menos perguntas do que aqueles que fizerem o mesmo com o Vista.

A aparência da área de trabalho do sistema gratuito é surpreendente. Mesmo máquinas não tão potentes poderão contar com recursos avançados.

Boa parte dos méritos para o sucesso dessa distribuição Linux, que virou febre com milhões de cópias baixadas e tradução para 35 idiomas, é do empresário sul-africano Mark Shuttleworth.

Shuttleworth, que foi um dos primeiros turistas espaciais civis do mundo, investiu cerca de US$ 25 milhões para contratar desenvolvedores e espalhar o Ubuntu aos quatro ventos.

A idéia deu certo. Recentemente, a Dell, uma das maiores fabricantes de micros, anunciou que venderá micros com o Linux do sul-africano. E, no início do mês passado, a "Wired" (www.wired.com) premiou Shuttleworth com um Rave Award.

O que é que ele tem?

Baixado gratuitamente em www.ubuntu-br.org, o Ubuntu 7.04, depois de gravado em um CD, funciona sem ser instalado no disco rígido.

Isso permite que o usuário confira se o sistema é compatível com a sua máquina e com os seus acessórios. Basta colocar o CD do Ubuntu no drive e reiniciar o PC.

Se tudo der certo, o sistema e seus programas ficam à disposição para a avaliação. Se agradar, a instalação definitiva do Linux no micro segue sem problemas. As instruções são em português, e o Ubuntu reconhece o
hardware da máquina sozinho.

Quem tem o Windows instalado precisa tomar muito cuidado, pois a opção que vem marcada como padrão instala o Ubuntu em todo o disco rígido, apagando informações já gravadas.

Para evitar a perda de dados, é preciso separar um espaço do disco rígido (partição) só para o novo sistema.

Após a escolha do local de instalação, é só criar uma senha de acesso e informar os dados para a conexão com a internet.

Desde a primeira vez que carrega, o sistema busca atualizações on-line. Essa é uma das suas principais características: usar acervos externos para encontrar acessórios que facilitam o uso e a instalação de novos programas .

No item correspondente ao "Adicionar/Remover Programas" do Windows, o usuário acessa um menu que mostra uma série de programas para o Ubuntu. Basta clicar na descrição dos softwares, esperar que eles sejam baixados e instalados automaticamente e usá-los.

No depósito de aplicações, é possível encontrar jogos, editores de texto, assistentes para conexão sem fio e mais uma infinidade de programas.

Todos os arquivos de configuração necessários para que os programas recém-baixados funcionem são copiados automaticamente. O mesmo é feito com as atualizações do sistema.

Beleza pura

Os efeitos visuais da área de trabalho, ativados com os pacotes Beryl e Compiz, estão em pé de igualdade com os recursos do Windows Vista e do Mac OS X.

Com o Beryl, que pode ser baixado e instalado automaticamente, o usuário conta com mais de dez animações diferentes para tarefas como maximizar e minimizar janelas. Entre as opções estão janelas que explodem, esticam e dão piruetas na tela.

Outro atrativo é a animação para mostrar os vários desktops do Linux. Diferentemente do Windows, que tem apenas uma área de trabalho, o sistema livre pode simular várias telas iniciais.

Arrastando uma janela até a borda da tela, o sistema gira a imagem como se fosse um cubo. Para lançar mão desses artifícios, o Ubuntu não exige uma máquina superpotente.

Nos testes da reportagem, máquinas com memória RAM de 512 Mbytes, em que o Vista funciona com dificuldades, usaram todos os recursos do Beryl sem apresentar lentidão.

[CIÊNCIA] Cabeça de Órion tem berçário de estrelas, mostra telescópio

Uma imagem captada pelo Telescópio Espacial Spitzer mostra um berçário de estrelas localizado da constelação de Órion.

O anúncio foi feito por cientistas na última sexta-feira.

Astrônomos acreditam que uma supernova (explosão estelar) há 3 milhões de anos tenha dado origem ao material que formou estrelas recém-nascidas na região da constelação que representa a cabeça do caçador grego.

Na imagem divulgada, manchas verdes indicam a presença de moléculas orgânicas formadas com a queima de carbono.

As nuvens vermelhas e alaranjadas são gás aquecido pelas estrelas da região.

O telescópio Spitzer é capaz de captar luzes infravermelhas.

A constelação de Órion fica a cerca de 1.450 anos-luz da Terra e se estende ao longo de cerca de 240 anos-luz.

domingo, maio 20, 2007

[TV] Vídeo na web mostra Xuxa gritando com crianças em 1983

Xuxa, 44, já não tem tanta audiência na TV com as crianças, mas no site YouTube a apresentadora protagoniza um vídeo que é sensação na web, com quase 200 mil acessos.

As cenas são do programa "Clube da Criança", que a loira comandava na extinta TV Manchete, em 1983.

Na época com 20 anos, a apresentadora ainda não tinha paquitas e cabia a ela a tarefa de organizar a platéia. Irritada, ela pede: "Me ajuda, por favor. Senta aí...pra mim [sic] não ter que ficar pedindo".

Antes de começar uma brincadeira, Xuxa avisa para um grupo de crianças que insistiam em olhar de perto a brincadeira: "Não me responsabilizo por vocês. Vocês vão se machucar, hein?".

Depois da caótica prova, Xuxa reúne os baixinhos, admite ter gritado e se arrepende: "Me desculpa [sic] gritar com vocês? É que senão demora muito a brincadeirinha".




EDIT: Essa é a maior inutilidade que eu já postei. Que porcaria!

[CIÊNCIA] Projeto publica trabalhos e cartas de Charles Darwin na internet

Um site montado pela Universidade de Cambridge traz um belo acervo sobre Charles Darwin. O cientista é famoso pelas bases da teoria da evolução das espécies. No http://darwin-online.org.uk, estão cerca de 50 mil páginas de texto e 40 mil imagens.

Também há correspondências do cientista, que trocou cartas com cerca de 2.000 pessoas. Entre os nomes dos correspondentes de Darwin estão o filósofo Karl Marx e o zoólogo Thomas Huxley.

O projeto de sistematização dos escritos do cientista se chama "Darwin Correspondence Project" e foi criado em 1974. Além das imagens dos documentos, eles foram digitados. Ambos os arquivos estão disponíveis no site.

Além de todo o conteúdo histórico e científico, as cartas trazem particularidades do cientista, que conta hábitos pessoais a alguns de seus correspondentes.

O site já publicou os diários de Emma Darwin (1808-1896), que abrangem os anos que ela passou junto ao cientista.

Com 22 anos e seguindo a recomendação de um professor, Darwin embarcou no HMS Beagle. A expedição durou quase cinco anos, e, durante o período, o cientista conheceu o litoral atlântico e pacífico. Na regiões, ele colheu dados sobre a fauna e flora locais.

 
Visitante(s) Online no BLOG.