sexta-feira, dezembro 08, 2006

Evidências sugerem presença de água em estado líquido em cratera de Marte

da Folha Online
com Reuters, em Washington

Imagens tiradas pela Mars Global Surveyor, da Nasa, sugerem a presença d'água em estado líquido na superfície de Marte. A nave permitiu que os cientistas detectassem mudanças nas paredes de duas crateras marcianas, resultantes de um fluxo de água, segundo informou uma equipe de pesquisadores em um documento publicado nesta quarta-feira na revista "Science".

Cientistas haviam anteriormente estabelecido que duas formas de água (gelo nos pólos e vapor de água) existiram em Marte, mas a presença de água em estado liquido, essencial para a manutenção de vida, nunca havia sido confirmada.

Nasa
Crateras nas regiões conhecidas como Terra Sirenum e Centauri Montes, no sul de Marte
Crateras nas regiões conhecidas como Terra Sirenum e Centauri Montes, no sul de Marte
Os cientistas compararam imagens da superfície marciana tiradas com um intervalo de sete anos. Foram descobertas 20 crateras recém-formadas (pelo impacto de entulho espacial) e evidências que sugerem o escoamento de água em estado líquido pelas paredes das crateras.

"As observações oferecem as mais fortes evidências já recolhidas de que água ainda flui ocasionalmente na superfície de Marte", disse em comunicado Michael Meyer, cientista da Nasa que lidera o Programa de Exploração de Marte.

A revista disse que, aparentemente, houve fluxo de água por dois canais nos últimos anos --apesar da dificuldade de a água em estado líquido durar muito tempo sobre a superfície frígida e quase sem ar do planeta (porque rapidamente congelaria ou evaporaria).

A constatação parece apoiar a idéia de que água em estado líquido ainda possa existir em alguns pontos próximos da superfície do planeta.

Hipóteses

Os cientistas propuseram que a água poderia permanecer em estado líquido sobre a superfície o tempo suficiente para transportar fragmentos de entulho declive abaixo antes de congelar.

Eles falaram sobre uma possível explicação alternativa, de que essas características tenham sido causadas pelo movimento de pó seco declive abaixo.

Os cientistas há muito se perguntam se já existiu vida em Marte. A água em estado líquido é uma parte importante da equação, já que, na Terra, todas as formas de vida exigem água para sobreviver.

Missões anteriores encontraram evidências de que Marte já teve grandes quantidades de água. Agora, a questão é se a água em estado líquido ainda está presente.

Os cientistas buscam agora saber de onde vem a água e como ela se manteve em estado liquido. Outra questão é se a água poderia ser usada como um recurso para futuras missões exploratórias a Marte.

Canais

Os dois locais da descoberta ficam dentro de crateras nas regiões conhecidas como Terra Sirenum e Centauri Montes, no sul de Marte.

"A forma dos depósitos encontrados é semelhante à de um carregamento de material por fluxos de água", acrescentou Michael Malin, do Malin Space Science Systems, de San Diego, principal autor do documento. "Eles têm ramos parecidos com dedos na parte mais baixa do declive e contornaram com facilidade pequenos obstáculos."

Os pesquisadores informaram a descoberta de canais em 2000, mas é a primeira vez que revelaram a presença de material depositado e, aparentemente, levado pela água em estado líquido.

Nenhum comentário:

 
Visitante(s) Online no BLOG.