quarta-feira, agosto 29, 2007

[CIÊNCIA] Fotos em alta definição da Lua são publicadas na internet

Fotos em alta definição da Lua tiradas pelas missões Apollo 15, 16 e 17 estão disponível na internet para pesquisadores e o público em geral.

Um novo arquivo digital, criado em colaboração pela Arizona State University e a Nasa, está sendo escaneado com equipamentos de alta resolução.

Veja também:
> Veja as fotos da missão Apollo
> Fotos de planetas e estrelas

De acordo com um comunicado da Arizona State University, as imagens filmadas pelos astronautas do programa Apollo nunca foram vistas em alta resolução pelo público e até mesmo por alguns cientistas que pesquisam a Lua. As novas imagens serão escaneadas dos filmes dos vôos originais da Apollo.

Entre 1968 e 1972, a Nasa enviou nove missões da Apollo para a Lua. Tanto na órbita lunar como na superfície, os astronautas tiraram mais de 36 mil fotografias em vários formatos.

Até agora, esse imenso arquivo estava largamente inexplorado por uma razão muito simples: todas as fotografias da Apollo são em filmes.

As imagens podem ser vistas a partir do site do projeto. (clique aqui). As primeiras imagens foram publicadas em julho de 2007 e o tempo estimado para o processo de escaneamento completo é de três anos.

CLIQUE AQUI PARA VER O SITE DO PROJETO

Nenhum comentário:

 
Visitante(s) Online no BLOG.