terça-feira, agosto 28, 2007

[TECH] 25 anos do Compact Disk... vulgo: CD

Por Fabiana Monte


Este mês, o bom e velho CD fez bem vividos 25 anos, sendo que em todo o mundo, já foram vendidas mais de 200 bilhões de unidades de uma das mais revolucionárias mídias já criadas. Para ser ter uma idéia de seu sucesso, se todos os CDs vendidos fossem empilhados, seria possível dar seis voltas em torno da Terra.

O primeiro Compact Disc do mundo foi produzido em 1982, na Alemanha e é resultado de uma parceria entre Sony e Philips, que fizeram uma força-tarefa de engenheiros para desenvolver a novidade, nos idos de 1979. Ele é o predecessor da família de discos ópticos que existe hoje para uma grande variedade de aplicações. CD-Rom, CD-R e CD-RW, DVD, DVD R, DVD RW e Blu-ray são filhos do CD.

Tudo bem que hoje o CD e seus ?filhos? dividem o estrelato com pendrives e tocadores digitais que facilitam a vida de quem carrega arquivos de um lado para o outro e foge do armazenamento online (o que é um tanto quanto ultrapassado para tempos de Web 2.0). Mas quem conhece a história do CD sabe como ele trouxe inovações e facilitou a transição da vida analógica para a digital.


Foto: Wikipedia

Nenhum comentário:

 
Visitante(s) Online no BLOG.