quarta-feira, junho 20, 2007

[WEB] YouTube.com.BR (agora sim, Sônia)!

"Fantástico", "Domingão do Faustão", "Domingo Legal", "Altas Horas", "Pânico na TV!", "Hermes e Renato" e futebol. O conteúdo acima foi o mais visto nesta terça-feira (19) na versão brasileira do YouTube, aquele site que a revista "Time" elegeu como a invenção de 2006.

Dos 40 vídeos mais acessados por internautas brasileiros na estréia da versão nacional do site, cerca de 30 são relacionados ao conteúdo produzido pelas emissoras de TV aberta do país.

Antes, o ranking dos mais vistos do YouTube era dividido por idiomas. Como a língua portuguesa não era considerada, os brasileiros registravam seu conteúdo na categoria "espanhol". A partir de hoje, a lista dos mais vistos se refere ao conteúdo clicado em cada país. Ou seja, agora poderá se descobrir o que o brasileiro quer ver no portal.

A tão festejada cultura do "faça você mesmo" sofre um pequeno choque com este ranking. No primeiro dia do site ".br", boa parte dos usuários ligou o computador, acessou à web e digitou www.youtube.com para ver o mesmo conteúdo de quando estava acomodado em frente à TV.

O Google (gigante das buscas e dono do site de vídeos) também anunciou parcerias com grandes conglomerados de comunicação pelo mundo. A TV Globo, por exemplo, vai colocar a novelinha "Malhação" na rede. E a Record vem por aí...

Trata-se de um selo de autenticidade e controle que os grandes grupos de mídia darão ao portal, já que seu conteúdo cai na rede diariamente, querendo eles ou não. É uma forma ainda de se transferir o oligopólio para outra frente, supostamente anárquica e do controle de anônimos.

Que a criatividade e a curiosidade pelo novo estão na rede, não há dúvidas. Basta perceber quantas matérias pipocam na imprensa nacional (aquela de papel, mesmo) sobre "hits", "febres" e "sucessos" que nascem em sites de vídeos. No entanto, em seu primeiro dia de brasilidade, o YouTube não mereceu ser aportuguesado para VocêTubo --foi, no máximo, o tubo de sempre.

Nenhum comentário:

 
Visitante(s) Online no BLOG.