quarta-feira, março 07, 2007

[CIÊNCIA] Novidades

Cientistas conseguem quebrar a barreira da velocidade da luz

A revista científica Nature anunciou que cientistas do NEC Research Institute, da Universidade de Princeton, nos EUA, realizaram experimentos onde conseguiram quebrar a barreira da velocidade da luz.

Para atingir a façanha, os pesquisadores manipularam um vapor com átomos irradiados por laser, o que causou um pulso que se propagou a uma velocidade 300 vezes superior a da luz. De acordo com relatos dos que testemunharam o experimento, a impressão é que o pulso saiu da câmara antes mesmo de ter entrado nela.

No entanto, a teoria da relatividade formulada por Albert Einstein entra em conflito com este experimento, uma vez que ela especifica que nada pode viajar mais rápido que a luz. No entanto, um dos pesquisadores diz que a demonstração não contradiz a teoria de Einstein. Ela apenas prova que a "lenda" de que nada pode superar a velocidade da luz é falsa. Segundo a cientista Lijun Wang, nada com massa pode viajar mais rápido que a velocidade da luz. E os pulsos produzidos no NEC Institute não têm massa?

Technorati Tags: , , , , ,


"Fratura" no Atlântico expõe o manto da Terra

Pesquisadores europeus estão a caminho de uma área do Oceano Atlântico localizada entre o Caribe e a ilha de Cabo Verde para analisarem uma "fratura" registrada na crosta terrestre. O fenômeno, que deixa o manto do planeta totalmente exposto, tem milhares de quilômetros quadrados e pode não ser o único.

O objetivo da missão é descobrir os motivos dessa "fratura", já que a cobertura da Terra tem cerca de 7 km de espessura no local. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o grupo vai utilizar sonares para capturar imagens do fundo e também robôs submergíveis. O material coletado será analisado em laboratório.

Os cientistas afirmam que o processo de desaparecimento da crosta em algumas regiões não é necessariamente anormal, pois o planeta está em constante movimentação. Os resultados também irão ajudar a entender o comportamento das placas tectônicas.

Technorati Tags: , , , , , , , ,


Identificados genes que poderiam prevenir o câncer

Pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciências, de Israel, identificaram vários genes que intervêm no processo que impede a divisão das células. Isso poderia prevenir o câncer, que se caracteriza pela reprodução celular sem limite. Quando uma célula normal responde ao sinal de divisão, simultaneamente o organismo ativa o "sistema de freio" que o impede, disse nesta terça-feira um porta-voz da instituição.

»» veja mais

Technorati Tags: , ,

3 comentários:

Anônimo disse...

A notícia da velocidade da luz ultrapassada, está ultrapassada, ela foi publicada em Julho de 2000.

Anônimo disse...

Na verdade, em novembro de 2000

Pedralli disse...

Na realidade sim a velocidade da luz foi quebrada em 200, se não me engano até saiu no Fantástico e foi um bafafá...Porém desta vez foi matéria (ou não) que rompeu essa barreira. Antes havia sido uma série de raios por jogos de espelho.

Obrigado pela participação. Abraços!

 
Visitante(s) Online no BLOG.