sábado, dezembro 30, 2006

[MUNDO] Morre Saddam Hussein

Saddam Hussein morre enforcado

30 de Dezembro de 2006 02:10

O ex-ditador do Iraque Saddam Hussein foi enforcado no início da madrugada deste sábado, por volta das 6 horas da manhã em Bagdá, segundo anunciou a TV iraquiana Al-Hurra, emissora criada pelos EUA. A execução foi confirmada pelo vice-chanceler iraquiano Labeed Abbawi e por um alto funcionário americano citado pelo site do New York Times. Ele foi executado junto com dois de seus aliados, entre eles um meio-irmão, informaram redes de TV árabes.

Depois de informações desencontradas durante toda a sexta-feira, a hora da execução foi combinada entre autoridades iraquianas e americanas. Por volta das 5h30 locais, um clérigo muçulmano chegou ao local para ouvir as últimas palavras do ex-ditador, deposto em abril de 2003 por uma invasão internacional liderada pelos EUA.

A TV informou que a execução de Saddam ocorreu na superprotegida Zona Verde de Bagdá. Exilada na Jordânia, Raghd, filha de Saddam, pediu que o corpo do ex-presidente seja enterrado provisoriamente no Iêmen, “até que o Iraque seja libertado e ele possa ser sepultado em seu país”.

Saddam foi condenado à morte em 5 de novembro por um tribunal iraquiano pelo massacre de 148 xiitas na aldeia de Dujail, em 1982, o que foi considerado crime contra a humanidade.

Nenhum comentário:

 
Visitante(s) Online no BLOG.