terça-feira, fevereiro 06, 2007

[MUNDO] Por que o relatório da ONU causou espanto até nos mais ricos?

Selecionei algumas matérias que ajudarão a entender um pouco do que se passa com a Terra.
Através do Google Trends podemos observar a evolução na busca por informações acerca da problemática no clima. Como exemplo, veja o gráfico que mostra a busca pela palavra-chave "aquecimento global" no Google; simplesmente em 2005 e 2006 o aquecimento foi pauta e muita capa de revista. O que tudo indica 2007 será o ano de ouro dos ecologistas após o relatório da ONU sobre o clima. Bom. Para fazer o G.W.Bush pensar em aquecimento a coisa tá feia!





Mudança Climática deixa o Mundo em Perigo
Caso qualquer explorador se dirigisse ao Polo Norte neste verão, teria que nadar os últimos quilômetros. A descoberta de mar aberto no Polo, por um navio quebra-gelo de cruzeiro em meados de agosto, surpreendeu muitos na comunidade científica. Esta constatação, juntamente com dois estudos recentes, proporciona não apenas mais evidências de que a cobertura de gelo da Terra está derretendo, como também que está derretendo em ritmo acelerado. Um estudo de dois cientistas noruegueses indica que dentro de 50 anos o Oceano Ártico poderá estar sem gelo algum, durante o verão. O outro, um estudo por uma equipe de quatro cientistas norte-americanos, informa que a vasta manta de gelo da Groenlândia está derretendo. »» continue aqui


Veja o que a mudança climática pode causar em cada continente
América Latina

- Diminuição das geleiras na América Latina, onde são fonte de água para a agricultura e produção de energia, assim como para uso doméstico e industrial.
- Enchentes e secas se tornarão mais frequentes. As enchentes podem aumentar a deposição de sedimentos no solo, interrompendo o fornecimento de água em algumas áreas.
- Maior intensidade de ciclones tropicais com aumento dos riscos para a vida, propriedade e ecossistemas, além de prejuízos causados por fortes chuvas, enchentes, tempestades e ventos.
- A segurança alimentar pode se tornar um sério problema para muitos países latino-americanos, ameaçando a cultura de subsistência em algumas regiões. A previsão é de queda no rendimento de muitas safras da América Latina, mesmo quando os efeitos do CO2 forem considerados.
- Incidência de doenças como a malária, febre amarela e cólera poderia aumentar. Os problemas que a América Latina enfrenta com doenças infecciosas de ambientes quentes pode ser exacerbado.
- Desaparecimento de recursos de ecossistemas, aumentando a perda da biodiversidade. »» continue aqui


Terra está sob forte estresse, diz estudo
Com os resultados apresentados na sexta-feira em Paris pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança do Clima), o mundo já sabe que a culpa pelas aceleradas alterações climáticas das últimas décadas é do próprio homem.
Mas, conforme mostram as últimas análises do IGBP (Programa Internacional Geosfera-Biosfera, na sigla em inglês), as várias outras alterações em curso na Terra também devem ser debitadas na conta dos humanos. O alerta desse grupo de cientistas, presidido pelo brasileiro Carlos Nobre, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é bem claro. »» continue aqui


Contextualização das Mudanças Climáticas

• Mudanças Climaticas

• O efeito estufa

• A Convenção da ONU sobre Mudança do Clima

• Protocolo de Quioto

• IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas

• Evolução da concentração dos principais Gases do Efeito Estufa

• Aquecimento Global

• Aquecimento Global Antropogênico


Eis o problema
A temperatura média do planeta subirá de 1,8ºC a 4ºC até 2100, provocando um aumento do nível dos oceanos de 18 a 59 cm, inundações e ondas de calor mais freqüentes, além de ciclones mais violentos durante mais de um milênio. »» matéria completa e o relatório da ONU em PDF


Technorati Tags: , , , , , ,

Nenhum comentário:

 
Visitante(s) Online no BLOG.