[CIÊNCIA] Cientistas criam roedor "à prova de frio" nos EUA
Uma ninhada de camundongos geneticamente modificados para se tornarem insensíveis ao frio ajudou cientistas a descobrirem qual é a molécula responsável por transmitir a sensação de temperatura baixa em mamíferos. Em estudo publicado hoje, os pesquisadores mostram que a proteína que faz o cérebro receber a informação sobre frio é a TRPM8, a mesma que reage em contato com balas mentoladas na boca.
O experimento com os roedores, elaborado pela equipe do bioquímico David Julius, da Universidade da Califórnia em San Francisco, deve por fim a uma polêmica nessa área de pesquisa, na qual alguns grupos ainda defendiam teorias diferentes. "O TRPM8 pode não ser o único receptor de frio, mas acho que podemos dizer que é o principal", disse Julius à Folha.
Após mostrarem que a falta da proteína na superfície dos neurônios deixava os roedores insensíveis ao frio, os pesquisadores ainda fizeram experimentos com pedaços de pele extraídos dos animais e com neurônios isolados para confirmar o resultado.
O TRPM8 é uma proteína classificada pelos cientistas como um "canal" que fica na superfície de neurônios. Quando em contato com moléculas de mentol --ou com outras que o corpo produz quando submetido ao frio--, ela bombeia cálcio para dentro do neurônio, fazendo-o disparar um impulso elétrico que transmite a sensação de frio ao cérebro. Um estudo descrevendo o processo saiu ontem no site da revista "Nature" (www.nature.com).
Nenhum comentário:
Postar um comentário