terça-feira, junho 12, 2007

[CIÊNCIA] Equipe da University of Utah converte calor em eletricidade através da geração de sons

Uma nova tecnologia que transforma calor em eletricidade através da geração de sons promete revolucionar a ciência, permitindo a reutilização da energia solar e resfriamento de computadores e radares. O responsável pelo desenvolvimento deste dispositivo é Orest Symko e sua equipe de cientistas da University of Utah.

Os dispositivos transformam calor em sons, para depois transformá-los em eletricidade. De acordo com Symko, líder do projeto, esta é a forma mais simples de obter eletricidade.

O primeiro passo é converter o calor em som. O resultado é obtido através de uma tecnologia já existente, os dispositivos “piezoelectric”, que são comprimidos e transformam a pressão em corrente elétrica.

Então, através de um maçarico, que aquece uma tela metálica dentro de um tubo plástico, é produzido um tom alto, parecido com uma flauta. Alguns dispositivos produziram sons com até 135 decibéis - barulho tão alto quanto uma britadeira.

Symko declara, contudo, que os dispositivos não gerarão poluição sonora. Com o tamanho menor, eles produzirão apenas frequências ultra-sônicas que as pessoas não podem ouvir. O volume do som, ao ser convertido em eletricidade, diminui. Também é possível conter o barulho com um isolante de som ao redor do dispositivo.

A expectativa é que os dispositivos estejam no mercado em dois anos, como alternativa as células foto-elétricas para converter luz solar em eletricidade. O mecanismo de aquecimento também poderia ser utilizado para resfriar computadores e outros dispositivos eletrônicos.

Os pesquisadores afirmam que esta é uma nova forma de energia renovável, obtida através do desperdício de calor. Cinco alunos de Symko desenvolveram métodos que melhoram a eficiência de dispositivos de aquecimento. Os resultados serão apresentados no encontro Acoustical Society of America, na próxima sexta-feira (08/06).

Nenhum comentário:

 
Visitante(s) Online no BLOG.