[POLÍTCA] PT planeja cerco à imprensa
"Entendemos que a sociedade brasileira não aceita a interdição do debate sobre a comunicação social. Não aceita, tampouco, que se tente passar a idéia de que se trata de um tema de interesse estritamente partidário e/ou do governo Lula."
Essa avaliação do desejo da "sociedade brasileira" consta da resolução da reunião do Diretório Nacional, que ocorreu neste sábado em Salvador. Cresce no PT a vontade de dar um "troco" à mídia, considerada em outros documentos da legenda como uma grandes das forças derrotadas pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O PT sempre viveu uma relação de amor e ódio com a mídia. Nunca compreendeu exatamente o seu papel. Vê a imprensa como um instrumento, não uma das instituições da democracia. O "instrumento", portanto, está contra mim se não está a meu favor, avaliam dirigentes do partido .
É um tremendo equívoco. Neste ano, o PT realizará seu 3º Congresso --está marcado para o início de julho, em Brasília. A defesa da democratização dos meios de comunicação é como a luta contra o câncer. Todo mundo se manifesta a favor.
O diabo, porém, reside nos detalhes. E o PT se trai. Ao tratar como "tema urgente" uma reforma da mídia, fala em ações de "curto e médio prazo". E prega "a importância de uma mídia privada progressista". Ou seja, de uma mídia aliada, que receberia ajuda financeira para competir com a "mídia privada conservadora". Perigo à vista, principalmente para o PT e o governo.
Não parece que tenham partido da imprensa "conservadora" os fatos que originaram as grandes crises do PT, que completou 27 anos neste final de semana. Ou será que os "barões da mídia" plantaram Marcos Valério e Luiz Antonio Vedoin no PT?
A imprensa tem os seus males, que não são poucos. O PT, porém, erra o alvo. "Seus inimigos" não estão nos jornais, rádios e TVs. Lula acertou quando deixou claro que se encontravam dentro do próprio partido.
»» matéria completa aqui
Vi na Folha
Technorati Tags: política, pt, imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário