[CIÊNCIA] Raio de luz é armazenado e reiniciado à distância
Uma equipe de físicos da Universidade de Harvard anunciou ter conseguido armazenar um raio de luz em matéria submetida a uma temperatura muito baixa e reiniciá-lo à distância em outro concentrado de matéria.
As duas concentrações de matéria estavam separadas por uma brecha de 160 micrômetros, uma distância ínfima para a escala humana, embora seja substancial para a física quântica, que rege o mundo do infinitamente pequeno. Em um artigo que será publicado na edição desta quinta-feira da revista científica britânica Nature, Naomi Ginsberg e seus colegas afirmam ter capturado, usando um laser, átomos resfriados a baixíssimas temperaturas.
Acima do zero absoluto (273 graus Celsius negativos), no contexto dos misteriosos condensados Bose-Einstein, a matéria adquire uma forma que se distingue dos tradicionais estados sólido, líquido e gasoso. Uma partícula atômica submetida a tais temperaturas se refugia no estado de energia mais baixo possível. As características dos condensados Bose-Einstein são tão particulares que por alguns momentos parecem contrariar a física clássica.
»» matéria completa
Technorati Tags: armazenar, luz, ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário