[CIÊNCIA] Projeto publica trabalhos e cartas de Charles Darwin na internet
Um site montado pela Universidade de Cambridge traz um belo acervo sobre Charles Darwin. O cientista é famoso pelas bases da teoria da evolução das espécies. No http://darwin-online.org.uk, estão cerca de 50 mil páginas de texto e 40 mil imagens.
Também há correspondências do cientista, que trocou cartas com cerca de 2.000 pessoas. Entre os nomes dos correspondentes de Darwin estão o filósofo Karl Marx e o zoólogo Thomas Huxley.
O projeto de sistematização dos escritos do cientista se chama "Darwin Correspondence Project" e foi criado em 1974. Além das imagens dos documentos, eles foram digitados. Ambos os arquivos estão disponíveis no site.
Além de todo o conteúdo histórico e científico, as cartas trazem particularidades do cientista, que conta hábitos pessoais a alguns de seus correspondentes.
O site já publicou os diários de Emma Darwin (1808-1896), que abrangem os anos que ela passou junto ao cientista.
Com 22 anos e seguindo a recomendação de um professor, Darwin embarcou no HMS Beagle. A expedição durou quase cinco anos, e, durante o período, o cientista conheceu o litoral atlântico e pacífico. Na regiões, ele colheu dados sobre a fauna e flora locais.
Um comentário:
Uma dica maravilhosa. Adoro assuntos cientificos.
Abraço, parceiro
Zé do quiabo
Postar um comentário