[TECH] O que rolou na Cebit2007
A maior feira do mundo de informática acabou nesta semana com a marca de 349 mil visitantes visitantes. Foram sete dias de lançamentos da alta tecnologia apresentados na cidade de Hannover, na Alemanha. A Folha Online acompanhou os sete dias de evento e traz para você os destaques da Cebit 2007. Confira:
Câmera no colar
Diógenes Muniz/Folha Imagem |
Colar hi-tech da empresa japonesa Nec registra momentos mais emocionantes de seu usuário |
Após reconhecer um padrão de ruídos e de movimentação de quem está o usando, o aparelho fica atento para qualquer mudança de comportamento. Se o dono, por exemplo, gritar, chorar, pular ou mexer sua mão de maneira brusca, o colar tira fotos e registra pequenas cenas de quem está ao redor.
Ultraportátil e 3D
O UMPC (PC ultraportátil, na sigla em inglês) roubou holofotes na Cebit 2007. Um lançamento de uma empresa sul-coreana foi o que mais se destacou. O aparelho da MasterImage acoplou funções de TV móvel, GPS, plataforma de games e computador --e tudo isso é utilizado em um visor tridimensional.
A tela do UMPC da MasterImage tem 4,3 polegadas e é estereoscópia --termo bastante conhecido dos usuários de microscópios. Trata-se de uma visão simultânea de um objeto com dois ângulos diferentes, o que produz a sensação de relevo, o chamado 3D.
A bateria dura cerca de três horas e o computador funciona com sistema operacional Windows XP. Segundo o fabricante, o produto será comercializado a partir de maio. O custo: US$ 800.
Contra o tédio: R2D2
Diógenes Muniz/Folha Imagem |
Robô R2-D2 de "Guerra nas Estrelas" observa garota na feira de informática Cebit |
Trata-se de uma central multimídia compacta com projetor de DVD, entradas USB, suporte para videogame e iPod --tudo dentro do robô. O controle do aparelho é a lendária nave Millennium Falcon. O usuário pode usá-lo para projetar as imagens tanto na parede, quanto no teto de sua casa.
Celular + TV + MP3 + web
AP |
Visitantes assistem televisão no celular |
Tudo isso em um aparelho de 11,6 cm de comprimento por 5,4 cm de largura e 1,07 cm de espessura. A solução que a Samsung achou para colocar a vida digital em produto com essas medidas foi fazê-lo frente e verso.
De um lado, funciona a parte de vídeo, música e TV, em uma tela de 2,4 polegadas. Do outro, está o celular em si, com uma tela de 1,5 polegada.
Mais diversão no carro
Diógenes Muniz/Folha Imagem |
Visitante da Cebit, em Hannover, gosta do que vê no pavilhão dos navegadores para carros |
As novas máquinas reveladas no evento rodam "e-books", fingem-se de porta-retratos digitais, tocam seus MP3 e exibem filmes em CD e DVD. A Folha Online testou o ThinkNavi UZ, que vai custar 240 euros (cerca de R$ 690) na Europa. Suas medidas fazem pensar se não seria o caso de, após o passeio de automóvel, levá-lo para dentro de casa.
O jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário